O Cegid Vendus usa cookies para lhe garantir a melhor experiência enquanto utilizador. Ao continuar a navegar no site, concorda com a utilização.

Transforme seu negócio com a inteligência artificial: 7 vantagens que precisa conhecer!


A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que está em constante evolução e já tem dado provas da transformação que causa no mundo dos negócios. Neste artigo, explicamos o que é a inteligência artificial e apresentamos algumas vantagens que podem impactar positivamente o seu negócio!

O que é a Inteligência Artificial e como funciona?

A inteligência artificial (IA) é fruto do desenvolvimento tecnológico que permite que máquinas consigam reproduzir competências semelhantes às humanas, como o raciocínio, a aprendizagem e a criatividade, com o propósito de resolver problemas e criar soluções para diversos aspetos do quotidiano.

Em termos empresariais, utilizar inteligência artificial pode ser uma mais-valia, pois, a IA aprende por experiência (machine learning), ao utilizar algoritmos e analisar dados. Esta é a forma como alguns tipos de negócios utilizam a inteligência artificial:

  • Comércio - análise da atividade de compras e eficácia de estratégias de marketing, gestão de compras e programas de fidelidade personalizados;
  • Indústria - controlo dos processos de produção, otimização, diagnóstico de equipamentos, informações sobre falhas, medidas preventivas e automação;
  • Saúde - registo de dados, diagnósticos, telemedicina;
  • Entidades bancárias - gestão de riscos, previsões e chatbots em aplicações de bancos móveis.

    Vantagens da Inteligência Artificial nos negócios

    Independentemente da área de negócio, a inteligência artificial traz claros benefícios para as empresas que procuram inovar e destacar-se no mercado. Automatização de processos, redução de custos e melhoria na tomada de decisões são algumas das principais vantagens da IA, saiba mais:

    1. Redução de custos

    A Inteligência Artificial permite identificar oportunidades de redução de custos em diversos processos, desde a produção até à logística. Muitas das atividades realizadas no dia a dia de uma empresa implicam tempo e dinheiro, mas ao utilizar uma IA pode sinalizar as tarefas ineficientes, reduzir os custos associados e encontrar formas mais eficazes de realizar determinadas tarefas.

    2. Automatização de tarefas

    A IA pode ser utilizada para automatizar tarefas repetitivas e rotineiras, reduzindo o tempo despendido em atividades manuais e aumentando a produtividade geral do negócio. Assim, quando uma empresa inclui inteligência artificial na realização das suas tarefas quotidianas, está a permitir que os seus colaboradores dediquem tempo a ocupações mais produtivas. Desta forma, a IA contribui para uma maior eficiência e satisfação dos colaboradores, ao mesmo tempo que otimiza os processos da empresa.

    3. Diminuição de erro humano

    Com uma grande capacidade em processar dados e com a automatização de tarefas, a inteligência artificial pode ajudar a reduzir erros humanos em diversas áreas, especialmente em processos complexos e repetitivos. Desta forma, é possível  aumentar a precisão dos processos, reduzindo a probabilidade de erros que acontecem devido a fadiga, distração ou falta de atenção.

    4. Previsão de tendências e tomada de decisões

    A análise preditiva é uma das vantagens mais importantes da inteligência artificial. Como a inteligência artificial consegue analisar grandes quantidades de dados e fazer previsões com base em algoritmos e modelos avançados, as empresas podem tomar decisões baseadas em dados concretos, com baixa probabilidade de erro e uma grande hipótese de sucesso.

    5. Criação de novos produtos e serviços

    A inteligência artificial pode ser uma aliada na identificação de oportunidades de mercado e na criação de novos produtos e serviços personalizados que vão de encontro às necessidades dos clientes efetivos e em potencial. Com a análise de dados (demográficos, histórico de compras, comportamento online e outras informações relevantes) que a IA realiza, é possível identificar tendências emergentes, identificar nichos de mercado e oferecer sugestões personalizadas aos clientes.

    6. Identificação de fraudes e segurança

    A inteligência artificial desempenha um papel fundamental na deteção e prevenção de fraudes nas transações financeiras e comerciais. Por meio da análise de grandes volumes de dados, a IA é capaz de identificar padrões que indicam atividades suspeitas, proporcionando uma proteção efetiva às empresas contra perdas financeiras e danos à reputação.

    7. Segurança de dados

    Com o aumento da quantidade de dados armazenados pelas empresas, a segurança tornou-se uma preocupação constante. Desta forma, a inteligência artificial pode ser utilizada para detetar e prevenir ameaças à segurança de dados, garantindo que as informações da empresa estão sempre protegidas. Uma das áreas em que a IA é especialmente eficaz é na deteção de atividades perigosas e intrusões cibernéticas, o que permite uma resposta rápida e eficiente a ameaças em potencial, minimizando o impacto de ataques e protegendo os dados sensíveis da empresa.

    Desvantagens da Inteligência Artificial

    No entanto, nem tudo são vantagens no que diz respeito à utilização da inteligência artificial, existem algumas consequências da utilização de IA, salientamos as mais relevantes:

    • Alto custo de implementação e manutenção - a tecnologia, a aquisição e manutenção de equipamento moderno e a contratação de pessoal qualificado é um custo extra para as empresas;
    • Ameaça aos postos de trabalho - tarefas mecanizadas e repetitivas serão realizadas através de tecnologia;
    • Alta dependência da infraestrutura - para além de dependência de energia, internet e outros recursos, também existe o risco de dependência física e emocional.