Técnico Oficial de Contas (TOC)
Este profissional é responsável pela contabiidade e fiscalidade da empresa a quem presta serviços, certificando-se que a lei em vigor é cumprida. Também tem a responsabilidade de informar as obrigações contabilísticas da empresa, entregando atempadamente os documentos fiscais da empresa que representa.
Atualmente os TOC são designados de Contabilistas Certificados (de acordo com o Decreto Lei n.º 139/2015 de 7 de setembro). Para cumprir as suas funções têm de realizar estágio e exame profissional junto da OCC (Ordem dos Contabilistas Certificados).
Revisor Oficial de Contas (ROC)
O ROC revê e audita as contas das empresas e instituições públicas e privadas. Após averiguação cuidadosa, este profissional emite uma certificação legal da empresa ou um relatório de auditoria, relativo à respetiva situação financeira, aos resultados das operações e aos fluxos de caixa.
O Revisor Oficial de Contas exerce as suas funções de acordo as normas técnicas reconhecidas pela Ordem dos Revisores de Contas (OROC).
Principais Diferenças entre TOC e ROC
Embora a formação base exigida a um contabilista certificado ou a um revisor oficial de contas seja idêntica (economia, gestão, contabilidade, fiscalidade, etc), as funções que cada profissional exerce são distintas.
Na prática, o Contabilista Certificado é o responsável pela contabilidade e fiscalidade do dia-a-dia da empresa a quem presta serviços, assegurando-se que tudo está de acordo com a legislação em vigor e é entregue dentro dos prazos legais estipulados.
Por sua vez, o Revisor Oficial de Contas presta um serviço de revisão e auditoria das contas gerais da empresa ou organização. Tem a obrigação de averiguar se as contas estão conforme as normas técnicas reconhecidas pela OROC (Ordem dos Revisores de Contas).