Reservas online em restaurantes: 5 apps a ter em conta

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Reservas online em restaurantes: 5 apps a ter em conta

Aceitar reservas online no seu restaurante é uma ótima forma de melhorar a experiência dos clientes e de facilitar a organização e o serviço. Além disso, os diversos softwares de reservas para restaurantes têm, normalmente, um conjunto de funcionalidades úteis em termos de marketing e de construção da reputação de um estabelecimento.

Se o seu restaurante ainda usa um sistema de reservas pelo telefone, ou se reserva mesas através do website e das redes sociais, mas sente dificuldade para dar resposta em tempo útil a todos os pedidos, utilizar um sistema de reservas online permite poupar tempo e recursos.

Saiba como funcionam estes sistemas e quais são os mais comuns.

Como funcionam as apps para reservas?

Estas aplicações baseiam-se em software que permite que os clientes possam fazer uma reserva, sabendo, em tempo real, qual a disponibilidade do restaurante para esse dia e hora. A reserva de mesa é imediatamente confirmada e os proprietários dos estabelecimentos são notificados.

Ao aderir à plataforma o restaurante indica quais os dias e horas de funcionamento, lotação da sala e outras informações relevantes ou personalizadas (por exemplo, número mínimo ou máximo de pessoas por reserva). Desta forma, os restaurantes controlam os agendamentos, podendo aumentar ou diminuir o número de reservas de acordo com a disponibilidade.

Algumas aplicações permitem também solicitar o número de cartão de crédito do cliente, para cobrar uma taxa de cancelamento se este não aparecer na data e hora agendadas.

Geralmente, estas plataformas cobram comissões pela prestação dos seus serviços.

Quais as vantagens de usar um sistema de reservas online no seu restaurante?

A gestão de reservas num restaurante, através de softwares ou aplicações online, tem inúmeras vantagens para o estabelecimento e para os clientes.

A maioria destes sistemas permite trabalhar de forma integrada com o website e com outras soluções de software já existentes, como por exemplo o software de faturação, sem que sejam necessários novos equipamentos. Assim, a transição para o novo sistema é rápida e simples.

Gestão eficiente

Uma das mais principais vantagens de um sistema de reservas online é a eficiência na gestão, uma vez que todo o processo é automatizado e gerido através da própria aplicação. Assim, evitam-se esquecimentos, falhas de comunicação e erros.

Uma vez que as reservas são feitas e geridas através de um software, o restaurante não precisa de ter recursos humanos ocupados com essa tarefa, libertando-os para que se concentrem em prestar um bom serviço aos clientes.

Os softwares de reservas são, por outro lado, uma ferramenta útil para gerir o fluxo de clientes: não só se torna mais fácil prever os momentos de grande afluência, como se evita que o restaurante fique demasiado cheio ou com filas de espera.

Melhor experiência para o cliente

O facto de os clientes poderem fazer uma reserva de mesa online, a qualquer hora ou dia, e terem imediatamente a confirmação simplifica o processo de reserva. Através da aplicação têm ainda a possibilidade de alterar a marcação (por exemplo, acrescentando ou retirando pessoas), de confirmar a presença ou de cancelar. Tudo isto pode ser feito em poucos cliques, em qualquer lugar.

Ao melhorar a experiência do cliente, estará a contribuir aumentar as possibilidades de fidelização.

Credibilidade e reputação

Permitir reservas através de plataformas conhecidas a nível global é também uma forma de divulgar o seu estabelecimento, por um lado, e aumentar a sua credibilidade perante potenciais clientes, por outro.

Muitas destas plataformas têm associado um sistema de avaliação de restaurantes. Em função da pontuação obtida, que tem em conta fatores como o serviço, qualidade da comida ou ambiente, os restaurantes têm a oportunidade de vir a ser reconhecidos como estabelecimentos de qualidade e recomendados por outros utilizadores. Conseguem, assim, alcançar mais pessoas, nomeadamente estrangeiros ou vindos de outras regiões do país.

Algumas destas plataformas também promovem iniciativas, como períodos com descontos, que contribuem igualmente para alargar a base de clientes e promover o restaurante noutros segmentos de público.

Marketing e relacionamento

Os softwares de reservas online são, também, boas ferramentas de marketing, uma vez que fornecem dados importantes para analisar o comportamento dos consumidores, as sua preferências e as tendências de consumo.

Com base na análise dos dados obtidos é possível, por exemplo, ajustar menus e horários e definir uma estratégia de marketing eficaz para que os clientes voltem frequentemente.

5 apps de reservas online para restaurantes

A crescente utilização de smartphones contribui para que cada vez mais clientes optem por recorre a aplicações de reservas em restaurantes quando querem almoçar ou jantar fora. Muitas vezes, estas apps são usadas para pesquisas com base em critérios como a proximidade, preço ou tipo de comida. Conheça as principais.

TheFork

Criada em 2012, esta plataforma teve tanto sucesso que acabou por ser integrada no TripAdvisor. Com mais de 55 mil restaurantes em todo o mundo e mais de 20 milhões de visitantes mensais, o TheFork afirma ser líder de reservas online na Europa e na Austrália.

Dig-In

Anteriormente conhecida como Zomato, a Dig-In tem cerca de 1.000 restaurantes onde é possível reservar uma mesa online. Este software de reservas pode ser integrado no site e nas redes sociais do estabelecimento, o que permite que o cliente reserve mesa sem sair da plataforma que está a utilizar.

Zenchef

Esta plataforma de reservas online surgiu em 2024, como resultado da fusão da  Formitable, Resengo e Zenchef. Tem cerca de 15 mil restaurantes em toda a Europa. A empresa garante um serviço sem comissões nem intermediários. Além da gestão de reservas, o software também pode ser usado para menus digitais, pagamentos, stocks, cobranças digitais, pedidos de clientes e Click & Collect, bem como avaliações online.

Resy

O software de reservas da Resy tem funcionalidades como a gestão da sala, otimização de lugares e histórico dos clientes. A plataformas tem três planos, com preços e ofertas diferentes.

Guia Michelin

O famoso Guia Michelin tem uma aplicação móvel que permite fazer reservas nos restaurantes e hotéis usando plataformas como o TheFork, Resy, Open Table, entre outras.

 

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