Pretende abrir uma sapataria, mas não sabe quais as melhores opções de negócio? Conheça todas as vantagens de ter um negócio em regime de franchising e descubra 2 dos melhores franchisings de sapatarias em Portugal.
Existem diferentes formas de abrir o seu próprio negócio de calçado: de forma independente ou em regime de franchising. Ambos têm vantagens e desvantagens associadas, que deve avaliar dependendo dos seus objetivos, orçamento, tipo de sapataria, necessidade de liberdade e outros fatores.
O que é um franchising?
O sistema de franchising é um contrato de comercialização de bens e/ou serviços onde o produtor (franchisador) concede a outra parte (franchisado) a comercialização dos seus bens, através da utilização do seu conceito de marca, de acordo com a sua estratégia, métodos e diretrizes, contando também com o apoio ao nível de know-how, formação e assistência regular, através de certas obrigações e contrapartidas financeiras. Existe uma entidade - a Associação de Franchising - onde pode encontrar todas as informações relativas a este tipo de regime.
Quais as vantagens de um franchising?
Utilização de um modelo e estratégia de negócios testados no mercado;
Estratégia de branding já desenvolvido;
Rede de clientes fidelizados;
Reduzido o investimento financeiro, comparando com um negócio criado de raiz;
Acompanhamento e apoio estratégico nas várias fases do processo;
Rede de marketing estabelecida, poupando nos custos de publicidade;
Acesso a um know-how especializado;
Benefícios sociais e económicos, como equipamentos, serviços e seguros aos melhores preços do mercado;
Boas relações com fornecedores e prestadores de serviços;
Entre outros.
Existe um conjunto considerável de franchisings de sapatarias, focadas em diferentes tipos e estilos de calçado e localizadas por todo o mundo, como a MOA, uma sapataria francesa, que pode utilizar para fazer um pouco de benchmarking, de forma a perceber quais as suas características, ofertas e benefícios.
Tendo em conta o mercado do calçado em Portugal, destacamos 2 dos franchisings com maior reputação e que acreditamos serem uma boa oportunidade de investimento.
Stara
A STARA pertence ao conhecido grupo Bom Calçado, uma empresa totalmente portuguesa, fundada em 1993 e especializada na distribuição e na comercialização de calçado e acessórios para homem, senhora e criança, com uma vasta gama de produtos, utilizando novas tecnologias, materiais e últimas tendências, nunca descurando a relação qualidade/preço e a inovação. Além da STARA, este grupo também agrega as famosas Sapatarias 999.
Focando na STARA, esta marca de calçado posiciona-se no mercado como uma marca de calçado “para toda a família”, oferecendo um conjunto de soluções úteis para todos o tipo de clientes, a partir de modelos de sapatos simples e casuais para o seu dia a dia, passando por modelos mais sofisticado e elegantes, concebidos de acordo com as tendências da moda, até aos sapatos mais premium e clássicos, feitos à mão com peles de alta qualidade selecionadas.
A marca tem como objetivo principal a expansão no mercado, quer a nível nacional como internacional, através de um regime de franchising para lojas entre os 150m2 e 300m2. Tendo esse fator em consideração, marca detém, atualmente, mais de 40 lojas, com áreas entre os 250m2 e os 1000m2, distribuídas por Portugal (26), Angola (16) e Moçambique (1).
Se gosta de moda e ambiciona ter um negócio no ramo do calçado, pode ser uma excelente oportunidade juntar-se à STARA - conheça tudo sobre o franchising STARA.
Foreva
A rede de franchising Foreva foi criada em 1984, com o objetivo de obter um conceito de venda de calçado único e exclusivo, oferecendo uma vasta gama de calçado e acessórios, com uma boa relação qualidade-preço.
A Foreva começou a apostar na sua expansão em 1998, com foco em grandes centros comerciais e, neste momento, já conta com cerca de 25 lojas franchisadas e cerca de 45 próprias, em Portugal continental e ilhas.
Estas lojas têm tido bastante sucesso, muito devido aos investimentos feitos nos espaços físicos, que se adaptam diretamente às coleções com o objetivo de criar uma imagem de harmonia entre o espaço e os produtos. Por outro lado, o atendimento especializado é um dos pilares da marca, que investe bastante na formação das equipas de venda, de modo a garantir uma experiência de compra e venda personalizada aos seus clientes.
Para se tornar um franchisado Foreva, os empreendedores devem garantir que dispõem de skills de gestão, resiliência e visão estratégica na escolha da localização da loja: devem localizar-se em espaços movimentados, ruas destinadas ao comércio ou centros comerciais. Do lado da marca, a Foreva garante o apoio à gestão comercial e gestão do ponto de venda, na organização logística, um software com ligação à rede Foreva, uma política de preços estáveis e uma formação inicial a todos os profissionais.
Franchisings de Sapatarias em Portugal: crie um negócio de sucesso!
Agora que já conhece estes dois franchisings de sapatarias, aos quais se pode associar, importa referir que, mesmo que tenha acesso a estratégias de marketing e publicidade. materializadas diretamente pelo franchising, deve investir na comunicação da sua loja online (de forma a ser encontrada por esse tipo de público), na implementação de estratégias para aumentar as suas vendas e estar atento a todo o tipo de estratégias de marketing úteis em sapatarias.
Por fim, para que a sua sapataria seja bem sucedida e tenha a faturação toda em ordem, deve utilizar um software de gestão e faturação apropriados ao seu negócio. O Vendus é um software de faturação online e POS, que regista e controla as vendas da sua loja, em parceria com os seus equipamentos de POS, como gaveta de dinheiro ou impressora de POS, e plataformas de e-commerce. Saiba como mudar de software para POS e experimente este software, gratuitamente, durante 30 dias e sem compromisso.