O marketplace é uma forma de publicitar os produtos e fomentar as vendas. Saiba quais as vantagens e desvantagens para as empresas deste tipo de plataformas.
O que é um Marketplace?
O marketplace é uma plataforma na qual diversas marcas ou lojas podem vender os seus produtos. Em contrapartida, as empresas devem pagar taxas pela estrutura e divulgação e, em alguns casos, comissões pelas vendas realizadas.
Para usufruir de um marketplace, o procedimento é relativamente simples. Apenas é ncessário um registo, associado a email e password e a inserção de produtos na plataforma.
Vantagens do Marketplace
Utilizar um marketplace para vender os produtos que a sua empresa produz e/ou comercializa pode ser uma mais valia para o crescimento do negócio. Salientamos as principais vantagens:
- Visibilidade - estar presente numa plataforma permite uma maior visualização dos produtos;
- Custos reduzidos - ao utilizar o marketplace, é possível poupar no investimento em publicidade e marketing;
- Aumento das Vendas - uma maior projeção pode implicar novos clientes interessados nos produtos;
- Stock mínimo - pode oferecer um conjunto de produtos sem os ter em stock, utilizando o crossdocking (método de distribuição, em que a mercadoria é preparada para o carregamento e distribuição diretamente ao consumidor final);
- Notoriedade - numa plaforma com diversos produtos, é possível tornar a marca mais conhecida, chegando a atingir público internacional.
Desvantagens do Marketplace
Mas nem tudo são vantagens, a utilização de um marketplace pode não ser o ideal para o seu negócio:
- Dependência - se apenas comercializar os produtos na plataforma escolhida, pode perder o canal de venda, se esta encerrar a sua atividade;
- Custos associados - os marketplaces cobram taxas, comissões e percentagens sobre as vendas, o que implica um maior investimento;
- Maior concorrência - ao vender os produtos numa plataforma em que outras marcas também o fazem, significa que vai sofrer necessariamente comparações com os seus produtos;
- Personalidade da marca - os compradores associam a compra ao nome da plataforma e não necessariamente à marca.
Resumindo, o marketplace apresenta vantagens evidentes no que diz respeito à projeção dos produtos que comercializa e em termos de marketing, mas acarreta custos e não permite um controlo total sobre o reconhecimento da marca.