O Cegid Vendus usa cookies para lhe garantir a melhor experiência enquanto utilizador. Ao continuar a navegar no site, concorda com a utilização.

Qual a margem de lucro de uma Papelaria


Sabe como calcular a margem de lucro da papelaria? Ter uma noção de quanto está a lucrar com a venda dos seus produtos de papelaria é fundamental para ter um negócio saudável e bem-sucedido! Vamos a isso?

O que é Margem de Lucro?

De forma simples, a margem de lucro é a percentagem acrescentada ao valor do custo de um produto. A margem de lucro não é a mesmo que lucro (valor das vendas, após subtração dos custos com a produção e comercialização do produto). É muito importante saber qual a margem de lucro, pois assim, é possível avaliar se o produto é ou não lucrativo e calcular o preço unitário mais vantajoso.

Quanto maior for a percentagem da margem de lucro, maior a rentabilidade do produto. Se a margem de lucro dos seus produtos de papelaria for baixa, poderá estar a perder uma oportunidade para fazer mais dinheiro. No caso da margem de lucro ser negativa, é necessário reavaliar os custos de produção, para evitar prejuízos a curto-longo prazo.

Como Calcular a Margem de Lucro?

Para obter a margem de lucro de uma papelaria apenas é necessário utilizar a seguinte fórmula de cálculo: Margem de lucro = (preço de venda – custo de produção) / (preço de venda x 100)

Cálculo Margem de Lucro

Exemplo de Cálculo da Margem de Lucro de Produtos

Para calcular a margem de lucro de um produto da pelaria com um custo de produção de 8€ e um PVP (preço de venda ao público) de 20€, use a fórmula de cálculo. Neste exemplo, a margem de lucro é de 60%.

(20-8) / (20X100) = 60%

Margem de Lucro Bruta vs. Margem de Lucro Líquida

O cálculo anterior refere-se à margem de lucro bruta, que apenas tem em conta o lucro sobre o valor de aquisição com o fornecedor. Conheça os principais fornecedores especializados em material de papelaria em Portugal.

A margem de lucro líquida considera outros custos operacionais e administrativos da papelaria, como impostos, aluguer do espaço, despesas com eletricidades, água, internet, custos com colaboradores, entre outros. Para calcular a margem de lucro líquida, utiliza-se como valor base o total das vendas, menos todos os custos operacionais.

Por que é tão importante definir a margem de lucro da sua papelaria?

É muito importante saber qual a margem de lucro, especialmente para determinar o preço mais vantajoso de cada produto. Compreender a dinâmica da margem de lucro também permite identificar se a venda dos produtos está na média do mercado.

Se a margem de lucro dos seus produtos de papelaria for baixa, poderá estar a perder uma oportunidade para fazer mais dinheiro. No caso da margem de lucro ser negativa, é necessário reavaliar os custos de produção, para evitar prejuízos a curto-longo prazo.

A margem de lucro é uma métrica crucial para uma compreensão mais ampla do negócio, mas é necessário ter em conta outros indicadores, como volume de vendas, receita total e rentabilidade.