Qual a Margem de lucro de um Café

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Qual a Margem de lucro de um Café

Sabe se o café está a ser rentável? Tem noção de quanto lucra com a venda dos seus produtos? Estas perguntas não podem ficar sem resposta! Normalmente, um café é um negócio com boas margens de lucro, mas convém estar atento ao preço dos produtos e ao comportamento dos clientes!

Sabe o que é a Margem de Lucro?

De uma forma simples, a margem de lucro é a percentagem acrescentada ao valor do custo de um produto. Não deve ser confundida com a margem bruta, que é a diferença entre as receitas e os custos de produção das mercadorias vendidas e/ou dos serviços prestados.

Quanto maior for a percentagem da margem de lucro, maior a rentabilidade do produto. Se a margem de lucro dos produtos do café for baixa, poderá estar a perder oportunidades! Por outro lado, se a margem de lucro for negativa, é necessário reavaliar os custos de produção, para evitar prejuízos a curto-longo prazo. Se precisar de ajuda financeira para criar ou melhorar o seu café, espreite o nosso artigo sobre apoios para abrir um café em Portugal.

É muito importante saber qual a margem de lucro, especialmente para determinar o preço mais vantajoso de cada produto. Compreender a dinâmica da margem de lucro também permite identificar se o preço dos produtos está na média do mercado e ajustar caso não esteja. Consulte as nossas ideias inovadores para cafés!

Como Calcular a Margem de Lucro de um Café?

Para obter a margem de lucro de um café apenas é necessário utilizar a seguinte fórmula de cálculo:

Margem de lucro = (preço de venda – custo de produção) / (preço de venda x 100)

Cálculo Margem de Lucro

Margem de Lucro Bruta vs. Margem de Lucro Líquida

O cálculo que apresentamos refere-se à margem de lucro bruta, que apenas contempla o lucro sobre o valor de aquisição com o fornecedor.

A margem de lucro líquida considera outros custos, nomeadamente operacionais e administrativos do café, como impostos, aluguer do espaço, despesas com eletricidade, água, internet, custos com colaboradores, entre outros. O cálculo da margem de lucro líquida utiliza como valor base o total das vendas, menos todos os custos operacionais.

Como ter um Café que dá lucro?

Cada negócio tem as suas particularidades e um café não é exceção! Por isso, tem de estar atento às especificidades do seu café, nomeadamente aos produtos que comercializa e ao público que o visita.

Identifique quais os produtos com mais saída e os que “ficam na prateleira”. Poderá considerar aumentar a margem de lucro naqueles que vende mais ou baixar os que vendem menos.

Compreender bem o seu público é fundamental para obter mais lucro. Para melhorar a experiência do consumidor e naturalmente obter mais lucro considere:

  • Quem frequenta o café?
  • O que os clientes normalmente consomem?
  • Quais os horários em que visitam o café?

Com a resposta a estas questões, avalie e adapte o seu negócio se for necessário. Clientes satisfeitos voltam e partilham uma opinião positiva sobre o seu café, que, como já vimos, é fundamental para vender mais e obter mais lucro. Conheça as nossas dicas para aumentar as vendas do seu café!

Estas são algumas dicas para melhorar as vendas do seu café:

  • Contrate bons profissionais - empatia, boa comunicação interpessoal, gestão de tempo e capacidade de organização são fundamentais para fidelizar clientes e ter um bom ambiente!

  • Aposte nas redes sociais e invista no marketing - crie um perfil do café no facebook e instagram e aposte em conteúdo que seja relevante para os seus clientes.

  • Disponibilize wifi gratuito - ao oferecer este serviço, está a manter os clientes no café, preferencialmente a consumir! E também pode ter publicidade gratuita; os clientes ao usufruir da boa ligação à internet, tiram fotografias no ambiente do café e partilham nas redes sociais.

  • Utilize máquinas de pagamento automáticas - permitem gerir os pagamentos em dinheiro realizados pelos clientes. Saiba as vantagens de utilizar máquinas de pagamento automático.

  • Utilize um software de faturação certificado - o Vendus é um excelente exemplo de um programa de faturação certificado, bem-sucedido no mercado. Sem custos extras de instalação ou de atualizações, este programa de faturação na cloud é ideal para cafés e disponibiliza um apoio ao empreendedorismo através de utilização gratuita durante 3 meses. Experimente sem compromisso este software de faturação que se adapta ao seu negócio.

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