Já ouviu falar de lojas Pop Up? Mas afinal o que é uma loja Pop Up? Quais as principais vantagens? E o que precisa de saber para abrir uma pop up store? Esclarecemos as suas dúvidas!
O que é uma Loja Pop Up
O conceito de uma Pop Up Store é simples: são lojas temporárias de uma determinada marca num espaço físico. Tem vindo a crescer a utilização destas lojas por parte de negócios virtuais, que de outra forma não possuem locais físicos de venda ao público.
Este tipo de lojas promovem um conceito de exclusividade e um conjunto de outras vantagens, tanto para as marcas que estão a dar os seus primeiros passos, como para aquelas com grande presença no mercado. Assim, as lojas pop-up são perfeitas para:
- Vender os seus produtos, mesmo stock que seja difícil escoar;
- Lançar novos produtos e testar a sua relevância no mercado;
- Aumentar a visibilidade e reconhecimento da marca (brand awareness);
- Conectar com novos clientes e aumentar as vendas (particularmente para empresas de ecommerce).
Dicas para Abrir uma Loja Pop Up
Criar uma loja pop up não tem de ser complicado, mas deve ser bem pensado. Listamos alguns pontos fundamentais para que seja bem sucedido!
Duração
Normalmente uma loja pop up permanece durante um curto período de tempo, promovendo um espírito de exclusividade e de notariedade da marca.
Produtos
Escolha um número de produtos que pretende comercializar, preferencialmente que representem bem a sua marca ou que combinem com a altura do ano.
Localização
A localização deve ser escolhida com base na identificação com a marca, mas também na visibilidade do local. Locais de grande movimentação, como o centro da cidade ou shoppings são excelente opções. Pode também procurar um espaço dentro de uma loja já existente, diminuindo o tempo e custos dispendidos na preparação da loja.
Custos
É possível abrir uma pop up store com um orçamento baixo, muito mais em conta que um estabelecimento tradicional. Defina um orçamento para a sua loja temporária e faça todos os possíveis para o cumprir! Caso não tenha disponibilidade económica pode sempre recorrer a diversos tipos de apoio ao empreendedorismo.
Decoração
Se quer projetar a sua marca e causar uma boa impressão nos clientes, não pode descurar a decoração do espaço: pense no tema principal, nas cores e nas sensações que quer proporcionar aos clientes.
Social Media
Utilize ao máximo o facebook, instagram, pinterest ou outras redes socias que façam sentido, para divulgar o início da loja pop up. Contacte influencers, bloggers, revistas ou outros meios de comunicação para promover a loja e os eventos que pretende realizar.
Parcerias
Se conhece alguma marca ou empreendedor com um conceito idêntico ao seu, porque não juntar esforços e partilhar uma pop up store? Por exemplo, um designer de acessórios pode partilhar o espaço de uma marca de roupa com a qual se identifique.
Ideias de Lojas Pop Up
Agora que já conhece as principais vantagens de ter uma pop up store, deixamos algumas ideias para que se possa inspirar:
Cosméticos e Produtos de Beleza
Se já tem um produto bem conhecido no mercado ou quer introduzir um novo creme de rosto ou maquilhagem, uma pop up é uma loja que deve pensar! Por exemplo, a Nyx criou uma loja pop up apenas para mostrar a marca de cosméticos para a época natalícia.
Bijuteria
Vende bijuteria ou peças de autor online? Experimente uma loja pop up na rua mais movimentada da cidade ou no shopping mais concorrido. A marca Happ’li utilizou uma loja pop up para mostrar os seus produtos feitos à mão.
Vestuário e Calçado
Marcas bem conhecidas utilizam as lojas pop up para valorizar os seus produtos ou lançar uma nova tendência. É o caso da Amazon Fashion ou Havaianas.
Pet Shop
Dê a conhecer os fantásticos produtos e deixe os donos e as mascotes felizes!
Caso precise de encontrar o local perfeito para a sua pop up store, pesquise esta plataforma. E não esqueça que vai precisar de um software de faturação que regista e controla as vendas em segundos. Experimente gratuitamente e sem compromisso!