O que é uma Guia de Transporte?
É um documento que deve acompanhar o transporte de mercadorias, por exemplo, do armazém para a sua loja. É obrigatório que seja validado junto da Autoridade Tributária para, caso seja abordado por um agente, ter como justificar legalmente a mercadoria que transporta.
No Vendus é possível comunicar em tempo real este tipo de documentos.
Para isso, basta seguir os passos abaixo indicados.
Criar Utilizador na Autoridade Tributária
- Aceda ao Portal das Finanças e faça login (caso ainda não o tenha feito);
- Em seguida clique em Criar um Utilizador;
- Deverá definir os dados para posteriormente configurar no Vendus. Crie uma password segura.
Deverá ainda selecionar as opções de acesso de utilizador a este, conforme a próxima imagem.
Por fim, deverá configurar esse utilizador no Vendus. Dirija-se a Backoffice > Autoridade Tributária > Método de Comunicação.
- No item Documentos de Transporte escolha “Em tempo real e forma automática”;
- Utilizador AT e Senha AT: deverá introduzir os dados que criou na Autoridade Tributária.
Emitir uma Guia de Transporte no Vendus
- No Ponto de Venda, selecione os produtos que pretende transportar;
- Clique em Finalizar > Documento;
- Selecione "Guia de Transporte";
- Clique em Transporte > Específicar e edite os locais de carga e descarga;
- Grave;
- Emita o documento.
Poderá então juntar o documento à mercadoria a ser transportada.
Encontre estas e outras funcionalidades simples e intuitivas no Vendus, por apenas 10€/mês. Experimente grátis por 30 dias!
Veja também: