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Exportação: 8 apoios essenciais para empresas


Está a pensar em internacionalizar a sua empresa ou lançar um negócio na área da exportação? Então, este artigo é mesmo para si! Listamos as principais ajudas e apoios para as empresas que querem entrar no mundo da exportação!

1. Ferramenta de Benchmarking

Criada pela AEP - Associação Empresarial de Portugal, esta ferramenta de diagnóstico e índice de benchmarking permite avaliar o potencial de internacionalização da empresa ou negócio ao nível digital.

Consoante as respostas dadas, gera um autodiagnóstico assente nas sete áreas chave da empresa/organização. O principal objetivo é contribuir para a estratégia de internacionalização implementada ou a implementar.

2. Google Market Finder

Esta ferramenta lançada pela Google, ajuda as pequenas e médias empresas (PME) a identificar possíveis clientes e a criar uma estratégia de exportações online. Disponibiliza guias, vídeos e dicas para as empresas darem os primeiros passos no mercado de exportações.

O funcionamento do Market Finder é simples, apenas é necessário inserir o site da empresa e aguardar pela análise que é dada. Dados como os mercados de exportação mais indicados para o produto ou serviço ou o número de pesquisas mensais que são feitas no Google para determinado produto, são exemplos da informação facultada.

3. Lojas de Exportação

As lojas de exportação são locais físicos que disponibilizam apoio técnico às empresas exportadoras ou que estão a planear começar a exportar. Esta iniciativa, coordenada pelo IAPMEI e pela AICEP Portugal Global (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), conta com dez lojas em diversas cidades de Portugal: Angra do Heroísmo, Aveiro, Braga, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Ponta Delgada, Porto e Viseu.

Se precisa de informação geral ou técnica, identificar apoios para as empresas ou aprofundar a estratégia de internacionalização do seu negócio, estas lojas de exportação são um bom ponto de partida. Saiba onde ficam as lojas de exportação.

4. Plataforma iAPEX

Desenvolvido em parceria entre Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia (GEE) e a Universidade do Minho, o iAPEX é uma plataforma que facilita o acesso a informação importante sobre exportações portuguesas e mercados potenciais para internacionalização.

Para obter informações personalizadas precisa de registar a empresa e os produtos que comercializa. Esta ferramenta indica quais os mercados das exportações portuguesas e mundiais para o produto escolhido, classifica o potencial dos mercados de acordo com as características da empresa e ainda fornece informação sobre o valor exportado previsto, a taxa de crescimento e potenciais riscos associados a cada mercado.

5. Portugal Exporta

Projeto criado pela AICEP Portugal Global, esta ferramenta online apoia o processo de internacionalização das empresas. Nesta página vai encontrar informação sobre diversos mercados mundiais, plano de ação para a sua empresa e como exportar os seus produtos da melhor forma.

Esta plataforma também disponibiliza ações de formação relacionadas com a exportação. Para iniciar o percurso de internacionalização da sua empresa, apenas tem de proceder ao registo na My AICEP.

6. Sistema de Incentivos Portugal 2020

Acordo de Parceria entre Portugal e a Comissão Europeia, este sistema de incentivos permite fazer candidaturas a fundos estruturais da União Europeia em várias áreas e momentos das empresas, nomeadamente a expansão internacional.

Por exemplo, o Vale Internacionalização pode ser um excelente ponto de partida para se aventurar no mundo das exportações. Consulte as ofertas disponíveis no momento no site oficial do Compete2020.

7. Apoios Bancários

As entidades bancárias também podem ser um excelente apoio no seu processo de internacionalização e entrada no mercado da exportação. Escolha dos métodos de pagamento mais adequados, cobranças das exportações, cumprimento de contratos comerciais e soluções financeiras seguras são algumas áreas em que os bancos podem ajudar a sua empresa. Informe-se junto do seu banco ou noutras entidades bancárias.

8. Ferramentas Digitais

Existem algumas ferramentas online que ajudam no processo de exportação, na medida em que permitem identificar necessidades e compreender o comportamento dos clientes. Salientamos as seguintes:

  • Google Analytics - ferramenta gratuita útil para seguir as estatísticas do website e transformar essas informações sobre os clientes em ações para a sua empresa;
  • Google Trends - ferramenta gratuita que permite comparar a relevância da pesquisa (keywords), que pode utilizar posteriormente;
  • Google Adwords - programa de publicidade pay-per-click do Google. Ao criar um anúncio, digita uma lista de palavras-chave e um cálculo de quantos cliques por dia pode esperar do seu anúncio. Ao comparar estas palavras-chave que o Google apresenta, pode ver que palavras-chave têm mais probabilidade de serem usadas pelos utilizadores nas suas pesquisas.