Merchandising é uma ferramenta de marketing que utiliza um conjunto de técnicas que dão uma maior visibilidade ao produto ou marca, atraindo potenciais clientes.
Estratégia de Merchandising
1. Definição do Público-Alvo
Especifique qual o púbico alvo do seu produto ou serviço, quais os seus hábitos, necessidades e padrões de consumo.
2. Delimitação de Objetivos
Defina quais as metas que pretende atingir e qual o prazo para alcançar os objetivos. Assim será mais fácil avaliar a estratégia utilizada e ajustar, caso seja necessário.
3. Criação de Estímulos Direcionados
Os estímulos da estratégia de merchandising devem ir de encontro aos desejos e às necessidades do público-alvo. Só assim é possível disponibilizar produtos que satisfaçam o cliente.
4. Cuidar da Imagem
Ofereça um ponto de venda bonito, agradável e convidativo do ponto de vista do cliente. Um espaço limpo, bem conservado e organizado, passa uma imagem positiva da empresa. Também é importante ter um ponto de venda diferenciador, para ser lembrado pelo cliente e destacar-se da concorrência.
5. Calendarização de Promoções
Crie um calendário anual de promoções para as principais datas comemorativas (natal, passagem de ano, páscoa, dia mundial das crianças, etc). Estas datas devem ser relevantes para a empresa e respetivos produtos ou serviços.
6. Estimulação dos sentidos
Crie experiências sensoriais no contacto com o cliente: som ambiente, iluminação adequada, aromas espalhados, etc. Quanto mais sentidos abranger, mais efetiva será a estratégia.
7. Utilização de Tecnologia
Use a tecnologia a favor da empresa, melhorando a interatividade com o cliente. Permita que o cliente experimente o produto, crie vídeos ou dinâmicas para que o cliente participe ativamente e veja os pontos fortes do seu produto.
8. Focar no mais importante
Saiba o que é importante e foque-se nisso. Encontre o produto mais apelativo ou com o melhor custo-benefício e aposte nesse produto.