A EBITDA é um conceito muito importante para as empresas, pois permite compreender a rentabilidade do negócio e determinar a produtividade e eficiência do mesmo. Explicamos do que se trata e como pode calcular de forma prática e clara.
O que é a EBITDA?
EBITDA, sigla em inglês para "Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization" (em português, “lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização”), é um indicador de rentabilidade. Assim, o seu cálculo possibilita identificar quanto a empresa gera financeiramente, sem ter em consideração os impostos e outros efeitos financeiros.
Para que serve a EBITDA?
Utilizar um recurso como a EBITDA indica se a empresa dá lucro ou prejuízo. No entanto, deve ser acompanhado de outros indicadores como lucro líquido, evolução do faturamento, situação dos custos e endividamento. Estes são os aspetos em que calcular a EBITDA é uma mais valia para as empresas:
- Permite calcular a produtividade do negócio;
- Abre espaço para uma análise objetiva dos ganhos e perdas do negócio;
- Ajuda na viabiidade de novos rojetos ou da empresa em si;
- Permite comparações da história da empresa ao longo do tempo;
- Permite a comparação com outras empresas do mesmo mercado.
Mas nem tudo são vantagens, utilizar exclusivamente este indicador de rentabilidade pode não ser o ideal, pois o EBITDA:
- Não considera as mudanças de fundo de maneio;
- Não apresenta o valor real da liquidez;
- Não tem em conta diversas variáveis, como o endividamento da empresa.
Como Calcular a EBITDA?
Para calcular o Ebitda, é necessário saber o valor do lucro operacional, subtraindo à receita líquida, o custo das mercadorias comercializadas, das despesas operacionais e das despesas financeiras. São consideradas despesas operacionais os custos com marketing, salários e rendas de escritório, por exemplo. Pagamentos de juros e descontos financeiros são exemplos de despesas financeiras.
Lucro Operacional = Receita Líquida - (Custo das Mercadorias + Despesas Operacionais + Despesas Financeiras)
Após identificar o lucro operacional, a EBITDA é calculado de forma simples e direta. Assim, a fórmula para o cálculo da EBITDA é a seguinte:
EBITDA = Resultado operacional + Depreciações + Amortizações
Exemplo de Cálculo de EBITDA
Se uma empresa tiver um lucro operacional de 200 mil euros, com depreciações de 20 mil euros e amortizações no valor de 30 mil euros, este será o cálculo, baseado na fórmula EBITDA:
EBITDA = 200 mil + 20 mil + 30 mil
EBITDA = 250 mil euros.