Autoridade Tributária
Posso mudar de programa de faturação a qualquer altura?
Sim. Não necessita aguardar pelo final do mês ou do ano fiscal para o fazer.
O que devo ter em atenção obrigatoriamente quando mudar de software?
Verifique se:
- O programa de faturação é certificado pela AT (consulte a lista);
- Dispõe das funcionalidades que necessita (ex: gestão de stocks, conta corrente de clientes, entre outros);
- Se adapta ao seu equipamento.
Muitos softwares permitem que experimente de forma gratuita por um período de tempo. Peça uma demonstração ou crie uma conta e experimente emitindo, se possível, faturas teste (sem validade fiscal).
SAF-T
Posso ter mais do que um software de faturação?
Sim. Pode emitir documento a partir de mais do que um software, com o mesmo NIF. No entanto, confirme que ambos são certificados e as séries de faturação são diferentes.
Como se processa o envio do SAF-T junto das Finanças, nesse caso?
Poderá continuar a comunicar as faturas no E-fatura do mesmo modo. Submeta um SAF-T de cada vez. A AT permite que submeta vários SAF-T.
Séries de Faturação e Documentos
Ao mudar de software, a série deve começar no 1 ou continuar a partir do último documento emitido no software anterior?
Deverá sempre começar a partir do número 1, certificando-se de que as séries são diferentes. Deverá verificar se o número após a identificação do documento é diferente da série que tem agora. No Vendus, por exemplo, para uma fatura emitida com o número FT 01P2017/1, o código da série é 01P2017 (deverá ser diferente entre softwares). Alguns softwares permitem que crie as suas séries. Outros criam automaticamente. Neste último caso, se verificar que o número de série é igual, peça à equipa técnica para alterar.
Posso ter mais do que uma série de faturação?
Sim. O número das séries pode diferir por localização e software de faturação. Isto significa que poderá acontecer em 2 casos:
- Ter mais do que um software de faturação;
- Ter mais do que uma loja.
Preciso retificar uma fatura emitida do software anterior. Como faço?
Poderá emitir uma Nota de Crédito no novo software, indicando nas Observações a que fatura se refere. Poderá também emitir uma fatura manual.
Equipamento
Posso faturar através de um computador?
Sim. Hoje em dia existem softwares na cloud acessíveis, como é o caso do Vendus, que lhe permitem emitir documentos e analisar o seu negócio a partir do computador, tablet e smartphone.
Qualquer equipamento se adapta ao software?
Caso pretenda continuar a utilizar o seu equipamento atual, tenha em conta o seguinte:
- POS: verifique a compatibilidade. Caso não necessite instalar (solução na cloud), bastando criar uma conta, verifique se consegue aceder à internet através do seu equipamento;
- Computador: deverá adaptar-se ao seu sistema operativo (Windows, Mac ou Linux);
- Tablet/Smartphone: deverá adaptar-se ao sistema operativo ou disponibilizar aplicações específicas (iOS ou Android);
- Impressora standard (A4): a maioria deverá adaptar-se;
- Impressora térmica (de talões): garanta que é compatível com o formato ESC/POS;
- Gaveta de dinheiro: esta deverá ter uma ligação RJ11, conectando assim à impressora térmica;
- Leitor de código de barras (pistola): verifique se o leitor está corretamente configurado com o computador.
Caso pretenda mudar de equipamento, poderá solicitar orçamentos gratuitos a revendedores.
Importação de dados
Devo incluir os dados manualmente?
Muitos softwares permitem a exportação e importação de dados através de um ficheiro CSV, tais como:
- Clientes e respetiva conta corrente;
- Fornecedores e respetiva conta corrente;
- Produto;
- Stock.
No caso do stock e das contas correntes, é provável que consiga importar apenas o valor atual e perca o histórico.
Posso importar documentos?
Depende dos softwares. Alguns permitem a importação através do SAF-T mas é provável que permaneçam na sua conta como histórico, podendo apenas consultá-los.
A nossa recomendação
O Vendus é um software de faturação online certificado que os nossos clientes dizem ser "simples, intuitivo e económico". Comprove, experimentando gratuitamente por 30 dias. Qualquer dúvida, poderá contactar o nosso suporte ao cliente.