Cada tipo de negócio tem um conjunto de skills específicos, no entanto, as competências digitais têm vindo a revelar-se fundamentais qualquer que seja a área empresarial. Embora tenha ficado mais evidente a necessidade de desenvolvimento de determinadas skills devido às medidas adotadas para a contenção da pandemia, a realidade é que desenvolver competências digitais é uma tendência que veio para ficar.
Explicamos o que são competências digitais, quais as suas principais vantagens e quais as aptidões mais procuradas no mercado.
O que são Competências Digitais?
As competências digitais estão relacionadas com a aprendizagem de capacidades tecnológicas. Estas competências, relacionadas com o trabalho, implicam o desenvolvimento nas tecnologias da informação e comunicação. Por exemplo, know-how sobre dispositivos eletrónicos, redes, segurança cibernética, sistemas de comunicação ou análise de dados.
No entanto, não é suficiente que cada colaborador obtenha conhecimento nestas áreas, mas que o saiba aplicar de forma interligada e fluída, adaptando as competências digitais ao core do negócio.
Vantagens das Competências Digitais
Estas são as principais vantagens do desenvolvimento de competências digitais, tanto para os colaboradores como para as empresas:
- Melhor gestão do tempo, o que permite cumprir prazos definidos;
- Otimização dos custos, respeitando o orçamento estipulado;
- Melhor coordenação entre colaboradores, promovendo o trabalho em equipa mesmo à distância;
- Aumento da criatividade e inovação, potenciado pela utilização de ferramentas tecnológicas;
- Melhoria da gestão quotidiana da empresa, devido à utilização de dispositivos eletrónicos e rotinas digitais;
- Maior eficiência geral na administração do negócio.
Competências Digitais mais relevantes
Mais uma vez depende da área de negócio, mas, de forma geral, estas são as competências digitais que fazem mais sentido para as empresas atuais:
Atendimento ao Cliente
Ter experiência no apoio ao cliente e dominar CRMs (ferramentas gestão de relacionamento com o cliente) são competências essenciais para as empresas atuais. Proporcionar uma boa experiência na loja é importante, mas hoje em dia, é fundamental assegurar um bom relacionamento digital com o cliente.
Marketing
Conhecimentos de marketing digital são fundamentais para todo o tipo de negócios. Capacidade de comunicar de forma eficaz online é uma competência extremamente valorizada.
Gestão de Redes Sociais
Já não é suficiente publicar posts nas principais redes sociais, é necessário saber como interagir com os possíveis clientes nestes locais e criar uma estratégia de conteúdos que reflita a identidade da empresa e promova os seus produtos e/ou serviços.
Competências audiovisuais
Cada vez mais vivemos num mundo audiovisual, por isso, saber editar imagens e vídeos e criar conteúdos visuais como infográficos são competências fundamentais para as empresas.
Tecnologia Cloud e Ecommerce
Conhecimentos de ecommerce e de tecnologia cloud devem fazer parte de do currículo dos colaboradores que contratar para a sua empresa. A utilização de programas na nuvem e as lojas virtuais, como o Vendus Go, são o futuro, tanto dos pequenos como dos grandes negócios.
SEO (Otimização para Motores de pesquisa)
Search Engine Optimization é uma competência digital chave para impulsionar as empresas e desenvolver a forma como comunicam com os futuros e clientes atuais. Por isso, procure esta skill ao contratar novos colaboradores.
Publicidade Online
Publicitar online é uma realidade nos negócios atuais. Ter profissionais que dominem os meandros deste tipo de publicidade vai fomentar o crescimento e desenvolvimento da empresa.
Análise de Dados
A quantidade de dados que precisa de ser analisada, para uma empresa ser bem-sucedida cresce constantemente, por isso, profissionais com estas skills são vitais para o desenvolvimento da empresa.
Cibersegurança
A segurança das informações digitais é complexa, mas é importante ter conhecimentos básicos na área de segurança cibernética para proteger tanto os colaboradores como as empresas.