Como promover o seu negócio de serviços de assistência online?
Não basta abrir uma empresa para que esta “exista”, realmente, no mercado. Para isso acontecer, deve ser criada e trabalhada toda uma estratégia, nomeadamente ao nível do online.
Quer queiramos, quer não, o online representa uma enorme importância nos dias de hoje, uma vez que a grande maioria da população mundial se encontra conectada, utilizando diariamente diferentes canais digitais para um conjunto variado de propósitos, desde entretenimento, informação, formação ou conexão com outras pessoas.
Saiba como promover online o seu negócio de serviços de assistência, de forma a garantir que os seus serviços são divulgados da forma mais completa.
Dicas para promover o seu negócio de serviços de assistência online
Parcerias com outras marcas de renome e elevado posicionamento online
Existem diversas marcas no mercado, com um posicionamento forte na área de serviços de assistência ou relacionadas com serviços ou produtos complementares e, em simultâneo, com uma presença forte no digital.
Destacamos, por exemplo, a LEROY MERLIN, Worten, Fnac, MELOM ou El Corte Inglés. Já pensou em associar-se a este tipo de marcas?
Pode ser uma estratégia bastante inteligente e eficiente, tendo em conta o nível de awareness e engagement que têm, tanto ao nível offline como online, assim como a confiança por parte dos clientes.
Pode ser, assim, uma parceria de win-win para ambos.
Website próprio
Uma das formas primordiais de ser encontrado online, bem como promover o seu negócio é a partir de uma plataforma digital, como um website ou blog.
A partir deste tipo de ferramenta, poderá ter acesso a um conjunto variado de funções, entre as quais a criação de landing pages com conteúdos de relevância relativos ao negócio (exemplo: dicas para escolher o melhor serviço de reparação, como instalar um ar condicionado em x passos e entre outros), missão e valores da empresa, objetivos, serviços disponíveis e descrição dos mesmos, equipa técnica e respetivas competências, parcerias, formações e muitas outras informações.
De forma adicional, pode aproveitar esta plataforma para disponibilizar uma plataforma de e-commerce, isto é, uma plataforma digital, onde possa vender diretamente os seus serviços. Esta funcionalidade pode ser mais simples do que parece, sabe como?
A partir do Vendus Go!, uma plataforma de e-commerce gratuita, simples e prática, desenhada especificamente para empresas que pretendam começar a vender os seus produtos ou serviços diretamente e online, de forma simples e a um preço acessível;
SEO (Search Engine Optimization)
Sabia que a maioria das pessoas pesquisa online, nomeadamente nos motores de pesquisa Google, antes de optar por algum produto ou serviço? É verdade, as pessoas estão cada vez mais acostumadas a pesquisar detalhes dos produtos e serviços que necessitam, com o objetivo de recolher feedback e facilitarem a sua escolha.
No entanto, para que a sua empresa esteja posicionada entre os primeiros resultados, é essencial que exista investimento ao nível do SEO dos seus meios próprios, como website próprio, de modo a otimizar o seu posicionamento orgânico e aparecer nos primeiros resultados de pesquisa.
Este trabalho prende-se, essencialmente, na criação de conteúdos relevantes, isto é, que abordem temas pesquisados, utilizando as keywords mais utilizadas pelos utilizadores. Pode apoiar-se em ferramentas como o SEMrush ou Keyword Planner, por exemplo, para analisar quais as keywords mais relevantes;
Influenciadores digitais
Os Influenciadores digitais ou Influencers são figuras com uma presença e impacto crescente no dia a dia das pessoas, ao nível das redes sociais, o que os torna um meio de comunicação digital de grande importância e destaque.
Como tal, as marcas devem ter uma especial atenção a este canal e perceber o impacto de criar uma estratégia de marketing de influência bem definida, que terá um impacto direto no nível de conhecimento e confiança dos consumidores pelas marcas, principalmente em negócios mais recentes.
A empresa OSCAR é um caso de sucesso de negócio de serviços assistência, nomeadamente de reparação, limpeza e lavandaria, que investe bastante em Influenciadores Digitais para dar a conhecer os seus serviços e partilhar feedback das suas experiências pessoais;
E-mail marketing
Complementarmente ao seu site próprio, devem ser criadas formas de interação com os clientes, de forma a responder às suas dúvidas e questões, bem como recolher alguns dos seus dados, com o seu consentimento, para fins de marketing, nomeadamente e-mail marketing.
Isto pode ser feito facilmente a partir de, por exemplo, formulários de pedido de orçamento ou de esclarecimento de dúvidas, no website próprio.
A partir da recolha consentida desses dados, poderá criar uma estratégia segmentada e personalizada de conteúdos, nomeadamente o envio de newsletters, que visem a dar a conhecer alguns dos serviços de assistência em destaque, alguns dos conteúdos explicativos disponíveis e outro tipo de conteúdos que visem a gerar um maior interesse e leads dos clientes.
Estes são apenas alguns dos canais de comunicação online que optámos destacar, embora existam muitos outros, com uma importância e potencialidade gigantes, nomeadamente as Redes Sociais de maior destaque (Facebook, Instagram, Youtube ou TikTok), Publicidade paga ou o Google My Business (importante se tiver um negócio com localização física).
O mais importante passa pela criação de uma estratégia de promoção baseada nos diferentes objetivos que definiu no seu plano de negócios, na fase prévia a iniciar um negócio de Serviços de Assistência do zero . Por outro lado, pode e deve complementar esta estratégia online, a partir de um conjunto de dicas para ter sucesso no seu negócio de serviços de assistência.