Como montar um gabinete de estética do zero? 

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Como montar um gabinete de estética do zero? 

Abrir um gabinete de estética é um projeto que exige paixão pela área da beleza e pelo contacto com o público, mas também algum conhecimento sobre as regras para abertura e funcionamento deste tipo de espaço.

Além de pensar no conceito, equipa de trabalho e decoração, deve focar-se também nos aspetos relacionados com a higiene, saúde e segurança. Descubra tudo o que é necessário para construir um projeto de sucesso.

Diferença entre clínica de estética, centro de estética e gabinete de estética

Um dos primeiros passos para abrir um gabinete de estética é perceber que nesta área há que ter algum cuidado com a designação escolhida e com os serviços prestados.

Alguns procedimentos estéticos só podem ser feitos por profissionais de saúde. É o caso, por exemplo, dos que requeiram o uso de medicamentos e/ou dispositivos médicos de uso exclusivo por médico, nomeadamente aplicação de fios tensores, toxina botulínica, ácido hialurónico, bioestimuladores, multivitamínicos ou lipoaspiração com uso de laser díodo. O não cumprimento destas regras leva à suspensão imediata da atividade por parte da Entidade Reguladora da Saúde (ERS).

Estes procedimentos mais invasivos são realizados em clínicas de estética. Esta designação está reservada a estabelecimentos com tratamentos estéticos realizados por profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros ou fisioterapeutas.

Os centros de estética e gabinetes de estética podem oferecer serviços como massagens (corporal e facial), depilação, manicure, pedicure, entre outros tratamentos de beleza, realizados por esteticistas.

Quais as regras para abrir um gabinete de estética?

Os gabinetes de estética podem instalar-se e começar a funcionar apenas com a licença de utilização para comércio/serviços, desde que não realizem obras sujeitas a controlo prévio por parte da câmara municipal.

Há, ainda assim, um conjunto de regras a cumprir e que dizem respeito à legislação em vigor para comércio e serviços. Veja a checklist das regras a cumprir no seu gabinete.

Afixação de preços

Os preços dos serviços disponibilizados devem constar de listas ou cartazes afixados, de uma forma visível, no lugar onde onde são propostos ou prestados ao consumidor. Caso se trate de serviços prestados à hora, à percentagem, à tarefa ou segundo qualquer outro critério,  o preço deve indicar o critério que é utilizado.

Livro de reclamações

Como qualquer estabelecimento, o seu salão de beleza é obrigado a possuir um livro de reclamações e a facultá-lo imediatamente ao cliente quando este o pedir. O gabinete tem de ter afixada, de forma bem visível, a indicação "Este estabelecimento dispõe de livro de reclamações" e a identificação da entidade competente (ASAE).

Além do livro de reclamações em papel, o estabelecimento tem de ter também o Livro de Reclamações online.

Horário de funcionamento

O mapa de horário de funcionamento do estabelecimento tem de estar afixado em lugar bem visível do exterior e estar de acordo com os regulamentos municipais em vigor. Informe-se junto da autarquia local sobre as regras relativas a horários e dias de descanso semanal.

Mapas de pessoal

Caso o gabinete tenha funcionários, é obrigatório cumprir algumas regras em termos laborais. Pode consultar as normas em termos de segurança e saúde no trabalho específicas para a sua empresa neste simulador da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT).

Em relação às obrigações gerais, é obrigatório afixar o mapa de registo de pessoal e o mapa de horário de trabalho. Deve igualmente ter um registo das horas prestadas pelos trabalhadores. Até ao dia 15 de abril de cada ano tem de fazer e afixar o mapa de férias.

Dístico de proibição de fumar

É obrigatório afixar, na porta de entrada ou perto dela, um dístico com a informação de que é proibido fumar em todas as áreas do estabelecimento.

Música ambiente

Existem igualmente regras relativas à música ambiente. Para poder ter música no seu espaço é obrigatório ter um comprovativo do pagamento atualizado de Direitos de Autor à Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) e PassMusica (GDA e Audiogest) em relação aos direitos dos artistas e produtores fonográficos.

Seguros

O Seguro de Acidentes de Trabalho é obrigatório, tanto quando se tem funcionários como no caso em que esteja a exercer a atividade enquanto trabalhador independente.

Embora o seguro de Responsabilidade Civil não seja obrigatório, será aconselhável contratar um, para acautelar eventuais danos causados a uma terceira pessoa no desempenho da atividade.

Faturação

Qualquer venda ou prestação de serviços está sujeita à emissão de faturas e recibos, pelo que esse é um aspeto muito importante a acautelar antes de abrir a porta do seu gabinete.

Um software de faturação específico para a sua área de negócio, como é o caso do Cegid Vendus, vai ajudar a tornar o processo mais fácil, garantindo que cumpre todas as obrigações para com o Fisco.

Regras para abrir uma empresa

O processo de abertura de empresa depende da forma jurídica escolhida. Se a firma vai pertencer a uma só pessoa, é possível tratar de tudo online, o mesmo se aplicando às sociedades por quotas, unipessoais por quotas ou anónimas.

Para abrir atividade como trabalhador independente ou empresário em nome individual basta preencher a declaração de início da atividade no Portal das Finanças. A Autoridade Tributária comunica à Segurança Social, que faz o respetivo enquadramento para pagamento de contribuições.

Uma das formas ter o seu próprio negócio é aderir a um dos vários franchisings na área da beleza que existem em Portugal. Este modelo "chave na mão" poupa algum trabalho e exige menos investimento inicial.

Decoração do gabinete de estética

A decoração de um gabinete de estética é um dos pontos mais importantes quando se abre este tipo de negócio, porque é necessário ter um espaço bonito e acolhedor, mas que seja simultaneamente prático e que cumpra com todas as regras de higiene e segurança. É ainda essencial salvaguardar a privacidade dos seus clientes, sobretudo quando estão em causa tratamentos de corpo.

Recorrer ao Pinterest é uma forma de encontrar ideias e inspiração para a decoração, mas deve apostar em algo diferente do que viu, dando-lhe a sua marca pessoal. Pode ter como ponto de partida um logotipo, um conceito (por exemplo, tropical ou mar) e uma paleta de cores e, a partir daí, explorar ideias para mobiliário, cores para as paredes e outros apontamentos decorativos.

A funcionalidade é um fator a não esquecer. É muito importante garantir que tem espaço para circular e para arrumar toalhas, produtos e utensílios, de forma a manter o espaço sempre arrumado e com um aspeto clean.

Cuidados com a limpeza e higiene

Além das questões estéticas, ao pensar na decoração do seu gabinete deve ter em conta aspetos relacionados com a limpeza e higiene, alguns obrigatórios por lei.

Assim, é importante assegurar a correta ventilação de todos os espaços (mesmo os interiores), seja através de portas e janelas ou de equipamentos de ar condicionado. A distância entre o pavimento e o teto deve ser, no mínimo, de 2,70 metros, desde que exista ventilação e renovação do ar.

As instalações sanitárias devem ser revestidas de azulejos ou material semelhante e o ideal é que existam zonas separadas para funcionários e clientes.

Paredes, piso e tetos têm de ser facilmente laváveis e de cor clara e o pavimento deve ser impermeável, para evitar quedas ou escorregamentos.

É importante assegurar a fácil limpeza e higienização do espaço e de todos os equipamentos, bem como dos utensílios. Estes devem ter um espaço próprio para lavagem. Os instrumentos cortantes ou que estão em contacto com a pele têm de ser esterilizados e desinfetados, pelo que é importante ter um local para o fazer.

Mesmo que não tenha muito espaço, procure criar uma pequena sala de espera, com sofás ou cadeiras confortáveis e um pequeno balcão para receber quem chega e tratar dos pagamentos e marcações.

A equipa certa para o gabinete de estética

Se vai ter mais pessoas a trabalhar consigo, é fundamental escolher uma equipa competente, mas que se identifique com o projeto e esteja disposta a crescer com o negócio.

Tenha em conta que vai trabalhar com essas pessoas diariamente e que vão certamente ter dias desafiantes, em que o espírito de equipa vai ser essencial para seguir em frente.

Atualmente não é necessário ter carteira profissional para exercer atividade na área da estética, mas a formação é sempre uma mais-valia. Assim, se precisar de recrutar, prefira pessoas que fizeram a aprendizagem em centros de formação certificada.

Abrir um gabinete de estética é, acima de tudo, um gesto de amor em relação a uma atividade que contribui para o bem-estar e autoestima de quem o visita. Se juntar a paixão à eficácia e ao cumprimento de todas as regras, terá todos os ingredientes para um negócio de sucesso.

 

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