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Quer ter sucesso como esteticista? Eis o que deve saber 


Para ter sucesso e ganhar dinheiro como esteticista é necessário aliar o gosto pelos cuidados de beleza à dedicação e atendimento profissional a cada cliente. Mas há, igualmente, que conhecer as principais tendências na área da estética e da beleza, sem nunca perder de vista uma boa gestão do gabinete.

Afinal, o que é preciso para conquistar e fidelizar clientes num mundo tão competitivo como o da beleza e bem-estar? Conheça algumas formas para evoluir e brilhar na carreira de esteticista, garantindo que tem a agenda sempre cheia.

O que faz uma esteticista?

Ser esteticista é, de uma forma resumida, cuidar da beleza e do bem-estar dos seus clientes através de tratamentos não invasivos. É importante ter em conta que, por lei, todos os procedimentos que envolvam dispositivos médicos só podem ser realizados por médicos em clínicas especializadas.

Assim, procedimentos como a administração de toxina botulínica (botox), preenchimentos com ácido hialurónico, peelings químicos ou intradermoterapia não podem ser executados por esteticistas.

Uma esteticista pode prestar serviços para tratamento do rosto e do corpo, em que se incluem, por exemplo, massagens anticelulite, térmicas, relaxantes e drenantes, massagens de mãos, pés ou couro cabeludo, depilações, coloração e descoloração de pelos, manicure, pedicure e maquilhagem. Tratamentos de corpo como os anticelulite, de adelgaçamento, flacidez ou estrias, bem como tratamentos de pele, são algumas das atividades que uma esteticista pode desenvolver.

No entanto, como esta é uma área em permanente evolução, a cada ano surgem novas técnicas e procedimentos que podem ser boas oportunidades para se destacar. A "nail art" ou o design de sobrancelhas são exemplos de tendências que se popularizaram nos últimos anos e que levaram novos profissionais para o mercado de trabalho.

10 dicas para ganhar mais dinheiro como esteticista

Para se tornar uma esteticista de sucesso é importante ter a formação adequada, fazendo um curso profissional de estética. Pelo menos numa fase inicial, muitas profissionais optam por trabalhar em salões de beleza ou spas, avançando depois para negócios por conta própria.

Se pensa abrir um salão de beleza e bem-estar ou se já tem o seu gabinete de estética a funcionar, mas precisa de um impulso para fazer crescer o negócio, conheça algumas formas de ganhar mais dinheiro como esteticista.

Apostar em procedimentos e técnicas inovadoras

Há sempre novos procedimentos, produtos e técnicas que revolucionam os cuidados com a pele e que, pela sua inovação e eficácia, começam a ser muito procurados. Quando surgem não estão ainda massificados e os poucos profissionais que os conhecem começam a ser muito requisitados.

Conhecer as tendências do mercado é uma forma de perceber qual vai ser o próximo sucesso do mundo da cosmética e antecipar-se, procurando informação e formação sobre essa área.

Escolher uma área inovadora para trabalhar e conseguir fazer o que os concorrentes não fazem é sempre uma mais-valia: vai atrair novos clientes, pode praticar preços um pouco mais altos e conseguirá uma boa reputação no mercado.

Formação e especialização

Frequentar e concluir um curso de estética e obter o respetivo certificado é importante, mas é apenas o primeiro passo. A aprendizagem não pode ficar por aí e, mesmo depois de já ter o seu negócio a funcionar, é essencial continuar a atualizar-se.

Sendo esta uma área em que as novidades não param de surgir, é fundamental saber como executar as novas técnicas ou conhecer métodos diferentes dos que aprendeu. A formação contínua em estética deve fazer parte da vida de uma esteticista. Formações mais longas e workshops são um investimento necessário para o sucesso na carreira.

A especialização é outro ponto importante para se diferenciar das empresas concorrentes. Pode ser algo tão simples como especializar-se numa determinada técnica de massagem facial ou de limpeza de pele, mas certamente vai trazer-lhe clientes e fama na sua área de atividade.

Gestão das marcações

Tire partido da tecnologia para garantir que não tem "horas mortas" ou sobreposição de marcações. Esta é a melhor forma de rentabilizar o seu tempo e de garantir a satisfação dos clientes, evitando períodos de espera ou frustração por não conseguirem ser atendidos à hora pretendida.

Existem programas de software e aplicações que permitem que os clientes possam fazer as marcações online. Como estão permanentemente sincronizados com a sua agenda, o cliente vai ter, em tempo real, acesso aos períodos livres. A principal vantagem é que podem agendar a qualquer hora, em qualquer lugar, de acordo com a sua disponibilidade.

Outra forma de garantir uma correta gestão do seu negócio e o cumprimento das obrigações fiscais é optar por um software certificado pela Autoridade Tributária, que facilite o processo de emissão de faturas e de comunicação com o Fisco. Algumas soluções, como o Cegid Vendus, permitem enviar os recibos por via eletrónica para os clientes, poupando tempo e nos custos relacionados com a impressão.

Higiene e qualidade

São dois pontos incontornáveis quando se fala de estética. A higiene das instalações, equipamentos e instrumentos é essencial para prestar um serviço de nível superior e para cumprir com todos os regulamentos em vigor.

Esta é uma área sensível, em que a higiene não pode ser descurada. Por isso, garanta que o espaço está sempre limpo e arrumado e que os instrumentos que estão em contacto com a pele (como os alicates para as unhas) são devidamente esterilizados.

Não descure a sua higiene, mantendo as fardas sempre impecavelmente limpas, lavando e desinfetando as mãos com muita frequência e apostando numa imagem cuidada. Afinal, os cuidados de beleza são a sua área e tem de dar o exemplo.

Cumpra com todas as recomendações relativas à segurança e saúde no local de trabalho. Pode saber quais são as exigências para a sua atividade neste simulador da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT).

Fazer uma avaliação inicial

Para prestar os melhores cuidados e responder da forma mais adequada às necessidades dos seus clientes, é importante conhecê-los bem. Que tipo de pele têm? Qual a sua rotina de beleza? Os cremes que usam são os mais indicados para o tipo de pele?

Uma avaliação inicial vai facilitar o seu trabalho e permitir que recomende tratamentos e produtos de acordo com as necessidades de cada pessoa. Mas é também uma forma de transmitir uma imagem de profissionalismo e de preocupação com a beleza e com a saúde dos seus clientes.

Promoções e fidelização

Todos os consumidores gostam de descontos ou de uma atenção especial no dia do aniversário. Por isso, pode ser interessante encontrar uma forma de ir ao encontro deste tipo de expetativas, promovendo campanhas especiais em determinadas épocas do ano (por exemplo, na primavera ou no fim das férias, que são períodos com menos procura por cuidados de beleza).

Os programas de fidelização, por pontos ou com a oferta de tratamentos após um determinado número de sessões, são comuns neste setor. Ajudam a evitar que os clientes desistam dos tratamentos e como o desconto é apelativo, vão certamente garantir que os usam.

Sugerir e vender produtos

Esta é uma forma de aumentar os seus rendimentos como esteticista, mas também de contribuir para o bem-estar dos seus clientes, indicando-lhes produtos em que confia e que resolvem ou minimizam situações que os incomodam.

Como especialista em cuidados de beleza e conhecedora das especificidades do rosto ou do corpo do cliente, está habilitada para sugerir os produtos mais adequados para aquela pessoa.

Muitas vezes os clientes desconhecem que existem soluções para os seus problemas de pele ou cosméticos mais adequados do que os que usam habitualmente. A indicação personalizada e feita por alguém que os conhece é uma mais-valia.

Já pensou que os produtos com que trabalha no seu gabinete podem ser a solução para queixas como pele seca, linhas de expressão ou excesso de pelo, tão comuns e incomodativos para tantas pessoas? Ao aconselhá-los estará a dar aos seus clientes a oportunidade de dar continuidade, em casa, aos tratamentos que fazem no seu gabinete. E como vão ver resultados, voltarão cada mais satisfeitos.

Subarrendar ou partilhar espaço

Caso tenha um gabinete com várias salas ou demasiado grande para as suas necessidades, a partilha de espaço pode ser uma mais-valia e não apenas do ponto de vista financeiro.

Se a sua área de trabalho são os tratamentos estéticos, pode alugar parte da sala ou um dos gabinetes a uma manicure / pedicure. Ou disponibilizar uma parte do espaço para cabeleireiro, tatuador ou outros serviços semelhantes.

Dessa forma, não só tem a possibilidade de dividir algumas despesas e obter um rendimentos extra, como estará a dar, aos seus clientes, a opção de poderem usufruir de vários tipos de cuidados no mesmo local.

Divulgar o trabalho

Dar a conhecer o seu trabalho e o seu espaço é essencial para atrair novos clientes, sobretudo se está a iniciar o seu negócio ou a disponibilizar um novo serviço. Há várias formas de fazer a divulgação e é importante dedicar algum tempo a este trabalho.

Hoje em dia, a maioria da divulgação é feita online, através de páginas ou anúncios nas redes sociais, mas é importante não esquecer outras formas mais tradicionais, como panfletos distribuídos pela vizinhança.

No que diz respeito às redes sociais, deve aplicar a maior parte do esforço na criação de conteúdo que seja apelativo e útil para os seus clientes e potenciais clientes. As fotos de "antes" e "depois" são um clássico no setor da beleza e cuidados estéticos, mas procure ir mais além.

Uma esteticista é uma profissional em quem as pessoas confiam para aconselhar e, até, para ensinar alguns cuidados básicos. Faça pequenos vídeos com tutoriais ou a esclarecer dúvidas comuns: por exemplo, se é aconselhável apanhar sol depois da depilação ou qual a ordem correta de aplicação dos produtos da rotina de beleza.

Soluções ao domicílio

Se os clientes não vão à esteticista, a solução pode ser ir até elas. Os serviços ao domicílio são cómodos para clientes que preferem receber cuidados estéticos no conforto da sua casa ou que não conseguem ter tempo para cuidar de si nos horários de funcionamento do seu gabinete.

Os cuidados ao domicílio são úteis também para pessoas mais idosas, que tenham dificuldade ou relutância em deslocar-se, mas que não querem abdicar de tratamentos de beleza. Em casamentos ou outras festas, já é muito comum receber uma maquilhadora em casa antes da celebração.

Também pode optar por trabalhar com empresas, deslocando-se até às instalações para fazer massagens ou limpezas de pele aos funcionários. Esta é uma tendência que parece estar a crescer e que pode trazer-lhe um rendimento regular.

Nos dias que correm, uma esteticista deve ser criativa e proativa, não se limitando a esperar que os clientes entrem no gabinete. A estética e a cosmética são, cada vez mais, áreas em que a diferenciação é essencial para ter sucesso e obter mais rendimentos.