Tem uma pastelaria com estabelecimento físico, mas pretende expandir o negócio e começar a vender online? Então, este é o artigo certo para si! Certamente vamos responder às suas questões! Saiba como abrir uma pastelaria online e conheça os principais pontos a que tem de estar atento!
O que é uma Pastelaria Online e quais as vantagens?
Uma pastelaria online pode ser um negócio em si ou uma extensão do seu estabelecimento local. É possível criar um negócio de raíz a vender bolos e outros artigos de pastelaria ou criar um serviço de venda online da pastelaria que já está em funcionamento em determinado local.
Um website ou uma plataforma e-commerce é a forma mais simples e rápida de criar uma pastelaria online, apenas à distância de um clique. Pode optar por criar uma loja virtual de raiz ou utilizar plataformas existentes. Por exemplo, o Vendus Go! é um software grátis, simples e prático que lhe permite, em pouco tempo, configurar e ativar uma mini loja online, pronta a receber encomendas dos seus clientes.
A principal vantagem de uma pastelaria online é chegar a um maior número de clientes, em diversos pontos do país. No fundo, tem uma pastelaria aberta 24 horas, 7 dias por semana, sem custos extra associados. Isto é especialmente conveniente para o cliente, pois, pode escolher os produtos, realizar as compras na hora e local que quiser e receber comodamente em casa.
Dicas para Abrir uma Pastelaria Online
Independentemente de apenas vender online ou alargar o conceito do seu negócio de pastelaria, existem alguns aspetos que deve ter em conta para ser sucedido nesta área:
1. Faça um bom Planeamento
Antes de se aventurar no mundo do comércio online, analise o mercado, procure a concorrência, estude os potenciais clientes, no fundo, elabore um plano completo que inclua todas as vertentes do negócio de forma clara, objetiva e percetível.
No plano de negócios deve ser possível esquematizar qual a ideia do negócio, informação pormenorizada de vendas, estratégia de marketing, viabilidade económica e projeções de custos e lucros da atividade.
2. Invista em Marketing e Redes Sociais
Crie um plano de marketing, adaptado à pastelaria e ao público que pretende alcançar. Utilize ferramentas de marketing digital para divulgar a pastelaria online e os produtos que comercializa. Como parte integrante do plano de marketing, crie uma presença nas principais redes sociais relevantes para a pastelaria, assim como um plano de conteúdos para as suas publicações.
Divulgue, de uma forma criativa e consistente, os produtos que disponibiliza, mantendo um canal aberto de atendimento ao público. Saiba como desenvolver uma estratégia de marketing digital nas redes sociais.
3. Preste um Atendimento Omnichannel
Opte por uma estratégia omnichannel, utilizando todos os canais de comunicação da pastelaria de forma interligada e criando diferentes pontos de contacto entre a marca e o cliente.
Assim, o cliente pode ser atendido e/ou realizar uma compra a qualquer momento e em diferentes plataformas (site, redes sociais, sms, email, telefone, loja virtual, etc). Saiba como aplicar o omnichannel na sua pastelaria online.
4. Escolha um Programa de Faturação
Para faturar bem e legalmente é importante que tenha um programa de faturação certificado, que vá de encontro às necessidades do negócio e que permita registar e controlar as vendas da pastelaria em segundos. Experimente o Vendus - software de faturação online certificado - que opera 100% na cloud.