O Cegid Vendus usa cookies para lhe garantir a melhor experiência enquanto utilizador. Ao continuar a navegar no site, concorda com a utilização.

Como abrir um Ginásio em 2023


Hoje em dia os ginásios são vistos, não só como locais para cuidar da saúde e melhorar a qualidade de vida, mas também um um espaço de convívio social, oferecendo um conjunto de serviços integrados com o objectivo de satisfazer diferentes necessidades e estilos de vida. Assim, abrir um ginásio pode ser uma excelente decisão de empreendedorismo em Portugal.

Saiba como abrir um ginásio em 10 passos:

1. Escolha se pretende investir num franchising ou abrir o ginásio de forma independente

Existem duas grandes formas de criar um ginásio: por via de franchising ou criação de um ginásio tradicional, ou  independente. Entrar num franchising de ginásios poderá trazer-lhe vantagens ao nível de know-how, parcerias e reconhecimento, embora lhe traga menos flexibilidade na criação e gestão do negócio, por ter de corresponder a certos padrões standard do franchising, assim como maiores custos ao nível de infraestruturas associados. Saiba mais sobre  franchisings de ginásios em Portugal e quais as principais redes no país.

Por outro lado, se pretender criar um ginásio de forma independente, terá toda a liberdade de decisão dos serviços a oferecer, na forma de comunicação e todos os outros fatores. No entanto, pode requerer maiores custos, por exemplo, ao nível de marketing para alcançar algum nível de reconhecimento da marca e não conta com um know-how especializado no setor.

2. Crie um plano de negócios para o ginásio

É importante fazer, de forma antecipada, um plano de negócios que inclua um estudo de mercado, em que possa tirar insights importantes sobre onde investir e, eventualmente, algumas lacunas do mercado onde se poderá diferenciar.

Este plano deve, também, incluir a missão, objetivos, target (público alvo), análise de concorrência, posicionamento, investimento necessário e projeções de lucro a curto e longo prazo. Adicionalmente, com base nos dados anteriores, deve incluir um plano de marketing e comunicação para promover o negócio.

Existem algumas ferramentas que poderá recorrer, desde análise PESTAL e SWOT, Marketing-mix, Triângulo de ouro de posicionamento e entre outras. Saiba como criar um Plano de Negócios.

3. Em caso de ginásio independente, defina quais os serviços que irá oferecer

Nos últimos anos, o número de ginásios tem aumentado em Portugal, o que faz com que as pessoas sejam cada vez mais exigentes nas suas escolhas, especialmente no que diz respeito ao tipo, qualidade e diversidade de serviços oferecidos. Assim, tendo em conta o público alvo e posicionamento do  seu ginásio, deve analisar e definir quais os serviços que fazem sentido para o ginásio, como fisioterapia, nutrição, SPA, reabilitação, piscina opções de lazer, entre outros.

Esta escolha deverá ser tida em conta na avaliação do orçamento e investimento necessário.

4. Avalie qual o investimento necessário

Depois de definir o tipo de ginásio, assim como os serviços e estrutura que necessita, deve projetar o seu investimento. Um ginásio requer um grande investimento ao nível das instalações do ginásio, localização,  aquisição e manutenção dos equipamentos técnicos e desportivos, colaboradores especializados e certificados, licenças, impostos, custos fixos e variáveis e entre outros.

Assim, perceber quanto custa a abertura de um ginásio é crucial nesta fase. É importante definir quais serão esses custos e qual o seu peso, em média, no seu orçamento, para perceber qual o investimento necessário. Saiba qual o investimento para abrir um ginásio em Portugal, em 2023.

5. Analise quais as opções de financiamento a que poderá recorrer

Através do orçamento para o ginásio que realizou, saberá, em média, qual o investimento a necessitar a curto e longo prazo. Uma vez que se trata de um elevado valor de investimento, na maioria das vezes, é necessário recorrer a algumas fontes externas de financiamento.

Pode recorrer a fontes privadas, como financiamento bancário e business angels ou perceber se existem apoios para abrir um ginásio, como apoios públicos, atribuídos pelo IEFP, IAPMEI, ANJE, entre outros apoios ao empreendedorismo.

6. Registe o ginásio, presencialmente ou online

Chegou o momento de registar a sua empresa, neste caso, o seu ginásio. Deve decidir que tipo de empresa será e se pretende criá-la em nome individual ou coletivo. Depois, poderá abri-la online, nos Balcões Empresa na hora ou presencialmente.

Para abrir atividade, é preciso saber qual o seu tipo de atividade. Segundo o sistema de classificação das atividades económicas (CAE), o código para as atividades de ginásio e fitness é CAE 93130. Caso tenha, por exemplo, aulas de yoga ou natação, o CAE é 85510 e se tiver serviços de banho turco, sauna e spa, o CAE é o 96040, saiba qual o limite de CAE que a sua empresa poderá ter.

7. Cumpra a legislação e adquira todas as licenças e seguros necessários

Para abrir um ginásio em Portugal deve obter:

  • Licença de autorização de utilização do espaço para instalação desportiva, requerida à Câmara Municipal correspondente para que possa abrir o espaço;

  • Licença para utilização de música nas salas de aula/treino e similares, requerida à PassMúsica

  • Certificado de formação do Diretor Técnico, que deve estar afixado em cada instalação desportiva, visível para todos os clientes, com a identificação do ou dos Diretores Técnicos e os respetivos horários de trabalho;

  • Seguros de Acidentes Pessoais e Responsabilidade Civil que cubram os riscos decorrentes da sua atividade, estando em local visível para os clientes, segundo o 17.º da Lei n.º 39/2012, de 28 de agosto.

8. Faça uma boa gestão do negócio

Deve garantir que tem os melhores softwares, adequados ao seu ginásio e que tenham alguma flexibilidade e adaptabilidade, em caso de crescimento do negócio ou mudança de serviços, por exemplo - estes sistemas fazem realmente a diferença e podem ditar o sucesso ou insucesso do ginásio.

Para novas empresas, o Vendus pode ser um grande apoio como sistema de faturação online, com várias APIs e integrações associados, que lhe permite  gerir e emitir faturas e orçamentos em segundos tudo o que necessita, de forma personalizada ao seu negócio e integrado com várias formas de pagamento, atuando como facilitador de processos e ajuda na gestão do ginásio.

9. Divulgue e promova o seu ginásio

Tendo todo o ginásio estruturado, chega a altura de o divulgar.

Criar uma presença ativa e constante em, pelo menos, algumas redes sociais, como Instagram e Facebook, onde pode partilhar todas as novidades e criar ofertas exclusivas e através de um site próprio, onde pode dar a conhecer os seus serviços, novidades, horários de funcionamento, contactos, marcar aulas e entre outras - é, um requisito

É, igualmente, importante estar presente no Google My Business, através do registo da sua propriedade, para quando alguém pesquisar pelo nome do ginásio ou estiver à procura de ginásios perto do seu local, o seu negócio aparecer nas primeiras pesquisas.

Também pode ser relevante estar presente ou associar-se a eventos desportivos ou que promovam um estilo de vida saudável, assim como a influenciadores da área de fitness e educação física, com que o ginásio se identifica.

Pode, ainda, fazer sentido fazer promoção através de alguns meios tradicionais, como outdoors, panfletos, jornais locais ou outro meio físico, nos arredores do local do ginásio ou em empresas parceiras.

10. Analise os eixos de melhoria e crie estratégias de retenção de clientes

Depois de promover e angariar clientes para o seu ginásio, deve garantir que reúne todas as condições para que queiram continuar ativos no ginásio, bem como recomendar a amigos e familiares. Saiba como aumentar a retenção de clientes em Ginásios, aplique algumas destas estratégias e teste o impacto na fidelização dos clientes.

Avalie as necessidades, o mood dos seus clientes, através de questionários de satisfação de cliente para o seu ginásio. Pode, ainda, testar a aceitação e sentimento a possíveis ações de melhoria da sua experiência.