Portugal tem vindo a investir nos cuidados da saúde da população e, hoje em dia, as pessoas têm acesso a uma grande variedade de serviços médicos, públicos e privados. Tem uma clínica médica e não sabe como dar a conhecer os seus serviços? Acompanhe estas 7 dicas para atrais mais pacientes ao seu espaço!
O setor da saúde pode ser altamente rentável e um ótimo negócio a investir, tendo em conta a grande procura e todos os avanços tecnológicos que têm sido feitos. No entanto, muitas das vezes, os empreendedores não sabem como alavancar o seu negócio, neste caso como promover uma clínica médica, fazê-la distinguir das demais ou simplesmente dá-la a conhecer ao seu público-alvo.
No caso das clínicas médicas, é fulcral criar uma estratégia de awareness, que dê a conhecer o seu espaço e os seus serviços, e isso pode ser feito a partir de pequenas dicas. Acompanhe algumas!
7 Dicas para Atrair Novos Pacientes à sua Clínica Médica
1. Procure estar localizado centralmente e num espaço com bons acessos
Neste tipo de atividade, é essencial estar presente junto da população, isto é, em espaços estratégicos que permitam uma boa circulação das pessoas, o estacionamento, o fácil acesso a partir de qualquer meio de transporte e, idealmente, onde exista necessidade e procura por serviços médicos.
O espaço deve ser suficientemente grande para garantir a eficiência de todos os serviços da clínica, com equipamento médico adaptado a cada especialidade médica e de acordo com as diferentes necessidades dos clientes, de modo a certificar que os clientes estão confortáveis e se sentem seguros.
Complementarmente, pode e deve sinalizar o seu espaço através de placas de sinalização com o nome da sua clínica e a sua direção, assim como através de mupis e outdoors, com uma comunicação mais personalizada. Por exemplo, pode aproveitar para comunicar alguns dos serviços que disponibiliza e a distância até à clínica, se já estiver relativamente perto da mesma.
2. Garanta que possui uma equipa de colaboradores especializados
Em geral, a população valoriza cada vez mais as formas de acesso aos cuidados de saúde e a qualidade dos mesmos. Posto isto, muitas das vezes, o fator de decisão na escolha do mesmo é a qualidade do serviço e o nível de especialização e formação de cada profissional envolvido nos processos, desde os médicos, enfermeiros, auxiliares até aos rececionistas da clínica.
Procure, então, ter uma equipa de profissionais especializados em diferentes áreas da medicina, de acordo com o posicionamento da sua clínica e com a procura dos pacientes. Adicionalmente, garanta que todos os colaboradores oferecem o melhor serviço aos pacientes e que os tratam com a máxima simpatia e disponibilidade, de forma a tornarem a sua experiência agradável.
3. Aposte num horário de atendimento alargado
Pondo-se da perspetiva dos pacientes, nunca se sabe quando poderá ter alguma urgência relacionada com a saúde. Por vezes, quando isso acontece, pode não querer deslocar-se a um hospital público, devido ao elevado fluxo de pacientes, tempo de espera e, por vezes, às fracas condições de alguns dos serviços. Nessas situações, é comum os pacientes procurarem clínicas privadas, embora a maioria tenha um horário de funcionamento pouco abrangente, que não cobre estas situações, que podem ocorrer a qualquer hora do dia.
Assim, é importante diferenciar-se, procurando oferecer aos seus pacientes um horário o mais alargado possível e, mesmo que opte por não ter a clínica aberta 24h, pode oferecer alguns serviços de atendimento remoto, por exemplo, via telefone, chat, whatsapp e entre outros, para dar resposta a este tipo de urgências.
4. Crie parcerias com várias empresas
Uma maneira inteligente de atrair pacientes a clínicas médicas, é através da recomendação e parceria com outras empresas, de grande notoriedade e confiança por parte dos clientes.
Neste caso, poderá fazer sentido associar-se a outras empresas relacionadas com o setor da saúde e bem-estar, assim como associações de saúde, de modo a dar a conhecer a sua clínica aos clientes destas empresas e, até, oferecer vantagens exclusivas, que os façam experimentar e optar pelos seus serviços.
Por exemplo, uma grande parte das empresas, dos mais variados setores de atividade, oferece seguro de saúde aos seus colaboradores e vantagens em alguns serviços de saúde. Por que não fazer parceria com algumas dessas empresas? Pode ser uma das melhores formas para captar clientes.
5. Patrocine eventos
Portugal é um país bastante propício à organização de eventos. Muitos deles têm como principal objetivo a promoção de um estilo de vida saudável, através de uma boa alimentação, prática desportiva e outro tipo de hábitos, como é o caso das corridas solidárias.
Aproveite para participar nesses eventos, oferecendo alguns dos seus serviços médicos, assim como algumas vantagens e descontos aos clientes, dando palestras ou workshops relacionados com determinados temas de saúde e realizando outras ações, que visem dar a conhecer a sua clínica a possíveis pacientes.
6. Estabeleça parceria com diferentes seguradoras de saúde
Por norma, quando os clientes procuram uma clínica médica, um dos primeiros fatores para a escolha da mesma é a parceria com o seu seguro de saúde. Assim, as seguradoras têm um papel fulcral na escolha da clínica ou consultório médico por parte dos pacientes, uma vez que proporcionam aos clientes preços bastante mais vantajosos e outro tipo de oportunidades, fulcrais para que uma parte da população tenha acesso a este tipo de cuidados de saúde. No entanto, nem todos estes espaços privados têm parceria com seguradoras.
Deste modo, procure criar parceria com um grande leque de seguradoras, tente optar pelas seguradoras de saúde mais reconhecidas e utilizadas em Portugal, como a Médis, Medicare, ADSE, Tranquilidade, Multicare e entre outras, e verá o impacto que terá na atração de clientes.
7. Invista em ações de fidelização e num atendimento humanizado
Todos os clientes gostam de se sentir especiais e lembrados por parte das empresas, mesmo quando se trata de clínicas médicas.
Se por um lado, caso um serviço tenha tido alguns problemas, os clientes procuram outra clínica ou hospital para serem atendidos numa próxima vez, por outro lado, os pacientes tornam-se clientes fidelizados, se tiver sido garantido um serviço de qualidade e ações de fidelização.
Como tal, aposte na criação de uma estratégia de fidelização, apoiada nos dados de CRM da sua clínica, através de diferentes meios de comunicação. Por exemplo, pode utilizar o e-mail ou SMS para enviar e-mails de aviso de consulta, mensagens de aniversário, relembrar necessidades de possíveis consultas ou exames de rotina, dar a conhecer novos serviços, realizar alguns inquéritos de satisfação e entre outras ações, que farão toda a diferença na fidelização dos seus pacientes.
Atraia mais pacientes com as nossas dicas!
Como vê, pequenas dicas ou ações podem fazer a diferença para atrair clientes para o consultório ou clínica médica! De forma complementar, se pretende alavancar a sua presença online, conheça como fazer com que a sua clínica médica seja encontrada online. Por outro lado, se ainda está numa fase inicial, veja quais os passos necessários para abrir uma clínica médica e como criar um plano de negócios para a clínica.
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