O que é uma Análise SWOT?
É uma forma de identificar a real situação em que uma empresa se encontra e ajudar no processo de definir objetivos reais e estratégicos. É fundamental no momento de tomar decisões importantes ou cruciais para o crescimento e desenvolvimento da empresa.
Como Fazer Análise SWOT da sua Empresa
Esta sigla, na língua inglesa, refere-se a Strenghts (Forças/Pontos Fortes), Weaknesses (Fraquezas/Pontos Fracos), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). As duas primeiras - Forças e Fraquezas - são uma análise interna da empresa, que ajudam a identificar os pontos fortes e fracos relativamente à concorrência. As Oportunidades e Ameaças possibilitam uma análise externa ao meio envolvente e como isso influencia a gestão da sua empresa. Após análise das quatro áreas da matriz SWOT, elabore um plano estratégico para a sua empresa, baseado nas suas conclusões.
Análise SWOT - Forças/Pontos Fortes
Analise a sua empresa de forma honesta e realista, em todas as áreas possíveis: desde a forma como cria o produto, passando pela postura dos colaboradores, até ao atendimento e entrega dos seus serviços. Como cada mercado tem uma especificidade de pontos fortes, listamos um conjunto de questões que podem auxiliar neste processo:
- O que a sua empresa faz bem, comparando com empresas idênticas?
- O que distingue a sua empresa em termos de produto ou prestação de serviços?
- Quais são os recursos que tem ao seu dispôr?
- O que faz os clientes voltarem à sua empresa?
Análise SWOT - Fraquezas/Pontos Fracos
Neste ponto da análise deve identificar o que a sua empresa está a falhar internamente, mais uma vez em comparação com as empresas concorrentes. Enumere os pontos fracos que impedem ou atrapalham o crescimento:
- Os colaboradores da empresa desempenham bem as suas funções?
- O que poderia ser melhorado na empresa empresa?
- Os clientes optam pelos concorrentes ou não voltam depois de uma compra?
Análise SWOT - Oportunidades
As oportunidades estão presentes no meio envolvente e podem influenciar positivamente a sua empresa. Pode ser algo que os seus concorrentes não estão a fazer tão bem, uma mudança legislativa, o surgimento de um nicho de mercado ou uma melhoria na capacidade económica dos clientes.
Análise SWOT - Ameaças
As ameaças são forças externas que pesam negativamente no desenvolvimento da empresa. Por exemplo: um concorrente que começou a produzir produtos semelhantes a um melhor preço ou com melhor qualidade.
Veja também: