Analisar a concorrência é fundamental para identificar produtos e serviços semelhantes oferecidos pelas empresas concorrentes no mercado. É uma parte essencial de um plano de marketing, pois permite sinalizar os concorrentes diretos e avaliar os seus pontos fortes e fracos. Esta avaliação possibilita distinguir o produto ou serviço da sua empresa relativamente à concorrência ou identificar necessidades que ainda não estão a ser respondidas pelos concorrentes.
O que é uma Análise da Concorrência?
Análise de concorrentes ou análise competitiva permite identificar e avaliar os pontos fortes e fracos dos concorrentes do seu negócio e as respetivas estratégias de marketing. Desta forma, é possível compreender melhor a área de negócio e realizar uma estratégia de marketing realmente eficiente.
Vantagens de Analisar a Concorrência
Fazer uma análise detalhada dos concorrentes apresenta várias vantagens para o seu negócio, o que contribui para um bom planeamento da estratégia de marketing:
- utilização da informação recolhida para identificar os pontos fortes da concorrência;
- definição da posição da sua empresa relativamente aos concorrentes;
- encontrar oportunidades e pontos de melhoria;
- facilita a elaboração das melhores estratégias para o negócio.
Passos para analisar a Concorrência de uma Empresa
O grande objetivo da análise da concorrência é encontrar informações, dados e indicadores que ajudem a empresa a destacar-se no mercado, por isso, estes são os passos fundamentais para fazer uma correta análise da concorrência:
1. Identifique os seus Concorrentes
Especifique e observe os seus principais concorrentes. Existem dois tipos de concorrência:
- Concorrência Direta: empresas que vendem a mesma linha de produtos direcionada para o mesmo público, dentro do mesmo regime de preços;
- Concorrência Indireta: empresas que comercializam produtos substitutos ou complementares para o mesmo público-alvo.
Assim, liste empresas que comercializam os mesmos produtos, prestam os mesmos serviços, oferecem produtos ou serviços similares e/ou complementares ou lideram o segmento de mercado.
Por exemplo, se tem um restaurante italiano, consideraria que os seus concorrentes diretos são as pizzarias e outros restaurantes italianos da cidade onde se encontra. Já os concorrentes indiretos poderão ser supermercados que vendem pizza congelada ou até mesmo um outro restaurante que tenha pizza ou lasanha como especialidade.
Mas convém mencionar que o cliente que vai comprar uma pizza congelada ao supermercado, não é necessariamente o mesmo que vai a uma pizzaria usufruir de uma refeição quente e com bom ambiente, o que demonstra que pode ser difícil definir quem são os concorrentes do seu negócio.
2. Faça uma Análise SWOT
Após a identificação dos concorrentes da sua empresa, é importante que descubra os seus pontos fortes e fracos, assim como as oportunidades e as ameaças que representam. Este tipo de análise permite analisar internamente a sua própria empresa à luz da concorrência. Possibilita também analisar o meio externo e como isso influencia a gestão da sua empresa. Saiba mais sobre como fazer uma análise SWOT.
De forma prática, faça algumas questões de avaliação, por exemplo:
- O seu preço é mais apelativo do que o das empresas concorrentes?;
- Os seus produtos ou serviços são conhecidos pela sua qualidade? E o das empresas concorrentes?;
- Qual a quota de mercado que as empresas concorrentes já conquistaram? E a sua?;
- As empresas com os mesmos produtos/serviços ultrapassaram alguma dificuldade? Que estratégias utilizaram?;
- Que tipos de meios são usados para comercializar e promover os seus produtos ou serviços?;
- Qual o potencial de oportunidades que eles lhe apresentam?
3. Posicione a Sua Empresa
Depois de fazer a análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats), organize toda a informação recolhida numa tabela e inclua os dados da sua empresa, para ajudar a determinar a sua posição real, classificando-a nas mesmas categorias que os seus concorrentes. Desta forma, vai ter uma visão ainda mais nítida do lugar da sua empresa no ambiente competitivo. Também é fundamental apara determinar as áreas que devem ser melhoradas e as características positivas que pode aproveitar para conquistar mais clientes.
No entanto, reunir informações sobre a sua empresa e empresas concorrentes não é suficiente, tem de agir de acordo com as informações recolhidas. É importante encontrar formas de aperfeiçoar os seus pontos fortes e de se aproveitar dos pontos fracos dos concorrentes. A análise efetuada deve produzir ações concretas que impulsionem o seu negócio!
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