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8 Passos para montar uma Loja de Informática em Portugal


O segmento da informática sempre foi bastante instável, embora nos últimos anos tenha ganho um especial destaque, devido ao aumento da procura por novos produtos e serviços tecnológicos. Quer saber como abrir uma loja de informática? Vamos explicar-lhe tudo neste artigo, aponte todos os passos!

As novas gerações têm uma maior literacia digital, uma grande percentagem da população utiliza algum tipo de dispositivo tecnológico diariamente e, nos últimos meses, as lojas de equipamento informático e de comunicações e respetiva reparação foram consideradas pelo governo português como essenciais à população. Posto isto, pode ser um excelente investimento a abertura de uma empresa ou loja de informática, que sirva os interesses da população:

 

1. Crie um plano de negócios para a sua loja de informática

    O primeiro passo, antes de começar qualquer tipo de negócio, é organizar num documento único os seus objetivos e conceito de negócio, uma análise detalhada do mercado e dos principais players do setor, das necessidades do público-alvo, das novas tendências de mercado, entre outros fatores relevantes.

    Este documento é chamado de “plano de negócios” e tem um papel fulcral no sucesso da sua ideia, uma vez que é a base para todos os passos seguintes, nomeadamente, na escolha dos tipos de produtos e/ou serviços a disponibilizar.

    Existem ferramentas de marketing bastante úteis, que poderá utilizar para analisar a sua ideia do ponto de vista externo (mercado) e interno (empresa em si), como 5 forças de Porter, o Marketing-Mix, Análise PESTAL, entre outras que lhe sejam úteis.

    2. Defina o conceito para a sua loja de informática

      Uma loja de informática pode oferecer um conjunto de produtos e serviços, que variam desde as peças para pequenas reparações até ao serviço de instalação de um determinado software.

      Posto isto, é essencial definir quais os produtos e serviços que pretende oferecer, tendo em conta o conceito, missão e objetivos que definiu para o seu negócio, assim como o posicionamento e público-alvo que pretende impactar.

      Relativamente à escolha dos produtos, pode disponibilizar a venda de:

      • Peças de informática;

      • Computadores;

      • Pen drives e outros dispositivos de armazenamento;

      • Routers;

      • Cartuchos e toners para impressoras;

      • Cabos diversos para computadores, ecrãs e outro tipo de equipamentos;

      • Fones, ratos e teclados;

      • Acessórios para jogos;

      • Softwares;

      • Câmaras e sistemas de alarme.

      Para além de produtos, neste setor de atividade, poderá fazer sentido oferecer um conjunto de serviços complementares à sua oferta de produtos, agregando valor para o seu negócio e criando uma experiência acrescida, num único lugar.

      Damos-lhes alguns exemplos de serviços que pode oferecer:

      • Montagem e reparação de computadores ou outros equipamentos;

      • Instalação de softwares;

      • Limpeza e formatação dos equipamentos;

      • Instalação de infraestruturas digitais;

      • Pequenas reparações de telefones (ex: substituição de ecrã ou baterias);

      3. Escolha, estrategicamente, a localização da sua loja.

        Este tipo de atividade requer um elevado nível de confiança por parte dos clientes, uma vez que a maior parte das pessoas utilizam equipamentos digitais para as auxiliar a realizar tarefas importantes e fulcrais, no seu quotidiano, o que faz com que este tipo de dispositivos ou ferramentas guardem, normalmente, documentação importante e pessoal.

        Desta forma, é bastante relevante ter uma loja de informática física, localizada, idealmente, em zonas de grande circulação de pessoas e com alguma visibilidade, perto de locais de conveniência, como supermercados, de forma a transmitir alguma credibilidade e confiança.

        Adicionalmente, o local deve ser escolhido de modo a ter espaço suficiente para organizar, não só os produtos dos clientes para reparar, como as peças para reparação e outro tipo de material para venda, um balcão de atendimento, uma zona de exposição de alguns dos produtos, uma oficina para reparação ou para avaliação dos problemas e, pelo menos, uma casa de banho.

        4. Abra a sua empresa

          Para formalizar a abertura da sua empresa, pode fazê-lo de forma independente, a título individual ou coletivo e de forma presencial ou online, diretamente no Balcão do Empreendedor, com um custo aproximado de 360€. Por outro lado, dependendo do seu objetivo, pode investir num negócio em regime de franchising de uma empresa de informática, com um conceito já bem definido e experiência neste setor.

          Em qualquer dos casos, deve registar o negócio e, para tal, considerar o respetivo CAE (Código das Atividades Económicas), que neste caso é o CAE 62020, específico para Atividades de Consultoria em Informática, que inclui consultoria de equipamentos, programas informáticos e outras tecnologias da informação, a partir da análise das necessidades e problemas dos utilizadores, pesquisa da melhor solução, planeamento e conceção de sistemas de computadores que integram os equipamentos, programas informáticos e tecnologias da comunicação para satisfazer as necessidades dos clientes.

          Existem, ainda, CAEs mais específicos, tendo em conta as atividades oferecidas, que deverá considerar depois de escolher os produtos e serviços que oferece, entre os quais: Instalação de “mainframes” e computadores similares ( CAE 33200), Comércio por grosso de computadores e programas informáticos ( CAE 46510), Comércio a retalho de computadores e programas informáticos ( CAE 47410), Instalação separada de software ou hardware ( CAE 62090); Manutenção e reparação de computadores e equipamentos periféricos (CAE 95110).

          5. Trabalhe com os melhores fornecedores

            Tendo em conta o tipo de produtos e serviços a oferecer na sua loja de informática, deve decidir e ponderar bastante acerca dos fornecedores com quem irá trabalhar, isto porque poderá revender diretamente produtos de fornecedores, assim como utilizar alguns fornecedores de peças para reparação, fornecedores de softwares a utilizar ou fornecedores para prestação de serviços - Conheça os 6 melhores de fornecedores para lojas de informática em Portugal.

            Na escolha dos melhores fornecedores, deve ter em conta fatores como o preço, qualidade, serviço e feedback por parte de clientes no mercado. Ainda assim, é importante dar nota que, neste tipo de loja, é essencial que os empreendedores se foquem na qualidade dos produtos, para que consigam oferecer uma boa experiência aos clientes, com a maior segurança possível.

             

            6. Crie uma equipa de colaboradores especializada e focada em vendas

              Numa área tão especializada e técnica como a informática, é essencial investir na qualidade e diversidade dos produtos para venda, assim como no serviço prestado pelos colaboradores da loja. É imprescindível que os colaboradores sejam formados em tecnologia e nos produtos que a loja de informática vende, de forma a poderem auxiliar da melhor forma os clientes. Adicionalmente, estes profissionais devem ter boas competências de comunicação e de atendimento ao público, capaz de criar uma relação de confiança e fidelização com os clientes, que os faça recomendar a loja e querer voltar.

              Posto isto, deve criar uma equipa de profissionais especializados em cada tipo de função, considerando o tipo de loja, serviços a oferecer e o tamanho do negócio, entre os quais: colaboradores para atendimento ao cliente e trabalhos de caixa, técnicos informáticos para prestação de eventuais serviços e o gestor da loja.

               

              7. Faça uma análise financeira de tudo o que será necessário para a loja

                Antes de abrir qualquer tipo de negócio, deve garantir que este será um projeto rentável, pelo menos a médio-longo prazo. Para isso, devem ser estudados e analisados todos os investimentos fixos e variáveis a realizar. No caso de uma loja de informática, este investimento dependerá de acordo com o tamanho, localização, quantidade de produtos que vai vender na loja e serviços a prestar.

                Investimento inicial:

                • Aluguer ou aquisição do Imóvel;

                • Custos de abertura e legalização da empresa;

                • Equipamentos e ferramentas necessárias, desde balcão, computador, gaveta de dinheiro, leitor de código de barras, armários para arrumação e exposição dos produtos, prateleiras, fachada da loja;

                • Contratação de colaboradores;

                • Seguros necessários.

                Custos Fixos:

                • Salários dos colaboradores, incluindo todos os seguros necessários:

                • Renda do espaço ou do empréstimo, caso tenha contraído;

                • Consumíveis (água, luz, internet, telefone);

                • Produtos para venda, em parceria com os vários fornecedores;

                • Softwares de gestão e faturação. Por exemplo, o Vendus é um sistema de faturação online, com várias APIs e integrações associadas, que lhe permite  gerir e emitir faturas, orçamentos ou outros documentos fiscais em segundos. Experimente o plano de software de faturação que se adapta à sua loja de informática durante 30 dias grátis, sem compromisso. Saiba também como escolher o melhor programa de faturação para o seu negócio.

                • Meios de marketing e comunicação.

                Tendo em conta todos estes custos, é importante realizar algumas estimativas, de acordo com um cenário otimista, realista e pessimista, para que se consiga salvaguardar de eventuais custos extra, a partir de “planos B”.

                 

                8. Crie uma estratégia de marketing e comunicação para divulgar o negócio.

                  Para ter sucesso no seu negócio, não basta criar a loja e aguardar que os clientes cheguem até ela. Isso até pode acontecer, mas é importante e essencial criar uma estratégia de divulgação da loja, de forma promovê-la junto do público-alvo que pretende atingir.

                  Pode escolher vender os produtos da sua loja apenas de forma física, como por meios online. Em ambos os casos, faz sentido investir numa presença online, através de uma plataforma online própria, redes sociais (Facebook, Tik Tok, Instagram e LinkedIn, principalmente) e Google My Business.

                  Por outro lado, deve investir em alguns meios tradicionais, nomeadamente no espaço físico e montra da sua loja, outdoors direcionais para a loja, anúncios de rádio, participação e oferta de cartões em visita em alguns eventos tecnológicos e de informática.

                  Pode, ainda, investir em publicidade paga online e em Influencers para dar a conhecer alguns dos seus produtos e serviços, através da partilha da sua experiência pessoal.

                  Como vê, abrir uma loja de informática está ao alcance de qualquer um, basta definir uma estratégia e objetivos, seguir com atenção todos estes passos e acompanhar, de forma eficiente a evolução do projeto, a partir dos KPIs mais adequados.