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6 Estratégias de marketing para negócios de food delivery e take away


É empreendedor no segmento de mercado de food delivery e take away, mas não sabe como se destacar num mercado cada vez mais competitivo? Criar um plano de marketing bem estruturado pode ser a chave para o sucesso do seu modelo de negócio. Descubra 6 estratégias de marketing que pode usar no seu negócio de food delivery e take away.

Não é por acaso que um dos passos fundamentais de um plano de negócios para a abertura de uma empresa seja a elaboração e implementação de um plano de comunicação e marketing. Sabe em que consiste um plano de marketing ou qual o seu impacto para o negócio de restauração e food service?

Um plano de marketing trata-se de um documento que pode ajudá-lo enquanto empreendedor a definir as estratégias de marketing a serem adotadas para alcançar os objetivos de negócio e determinados KPIs (Key Performance Indicators) definidos pela sua empresa, como atrair clientes, aumentar as vendas, fidelizar os consumidores ou fortalecer o posicionamento da marca, por exemplo.

Deste modo, é importante analisar as particularidades do seu modelo de negócio e o seu público-alvo para que possa desenvolver um plano de marketing eficiente para a sua empresa de food delivery e take away.

A ferramenta Marketing-mix pode ser um ótimo apoio para a definição da sua estratégia de marketing, uma vez que permite segmentar os diferentes aspetos do seu negócio, nomeadamente:

  • Tipos de produtos e ingredientes a utilizar;
  • Preços dos produtos;

  • Localização do espaço;
  • Serviços a prestar;

  • Equipa de colaboradores;
  • Estratégia promocional;

  • Plataformas de food delivery a utilizar e outros canais alternativos de entrega.

Até pode ter a melhor comida e os melhores serviços, mas se o nosso público-alvo não os conhece ou não considera relevantes, o negócio morrerá. Uma boa estratégia de marketing é aquela que permite não só atrair novos clientes, como posicionar o seu negócio e garantir a retenção dos clientes.

Deve ser também aquela que se adapta ao seu modelo de negócio, quer seja uma uma pizzaria, restaurante de comida saudável, comida vegan, comida indiana, comida tradicional portuguesa ou outro tipo de espaço gastronómico.

Aponte então estas 6 estratégias de marketing que pode implementar no seu negócio de food delivery e take away em Portugal!

  • Ofereça diferentes formas de contacto

Uma vez que o grande objetivo do take away e do food delivery passa por permitir que as pessoas possam encomendar comida sem terem de sair de casa, facilitando a sua logística, é imprescindível criar diferentes canais de comunicação entre a empresa e os clientes.

  • Número de telefone disponível para ligar ou enviar mensagem no WhatsApp: é a solução mais simples de implementar, que permite que o cliente faça o pedido via telefone e fale diretamente com um colaborador para encomendar o que deseja e seja também avisado quando o pedido estiver pronto;

  • Website: ter uma plataforma online, como um website, proporciona-lhe inúmeras vantagens, nomeadamente o facto de poder disponibilizar aos seus clientes a consulta da carta ou ementa, o estado da encomenda ou reservar o seu serviço de take away ou food delivery diretamente. A partir do Vendus GO!, um software gratuito e intuitivo, pode criar e configurar uma plataforma de e-commerce rapidamente e sem custos associados, permitindo-lhe  receber os pedidos dos seus clientes, tanto para levantamento no estabelecimento, como para a entrega ao domicílio. Experimente esta ferramenta!

  • Aplicação ou aplicativo móvel própria: tal como o website, as apps permitem o acesso direito por parte dos clientes à ementa do estabelecimento, assim como a possibilidade de marcar diretamente cada um dos serviços, com a vantagem extra de garantir uma maior praticidade e acessibilidade para quem utiliza smartphone. Dá-lhe ainda a possibilidade de oferecer vantagens exclusivas para quem tem a app, apostar na oferta de funcionalidades exclusivas, oferecer um cardápio digital, descontos adicionais ou envio de notificações relativas ao estado do pedido, por exemplo.

  • Invista nas redes sociais

É cada vez mais imprescindível que estes tipos de estabelecimentos sejam visíveis para o seu público-alvo, nomeadamente para quem passa uma parte do seu tempo a navegar nas redes sociais.

Como tal, é bastante importante criar uma presença forte nestes meios de comunicação, nomeadamente no:

  • Instagram e Facebook: ótimos canais para partilhar os pratos da sua ementa, a partir de imagens e vídeos com qualidade, que criem “água na boca”. É, ainda, uma maneira de interagir com os seus clientes e possíveis clientes e promover os serviços de entrega;

  • TikTok: esta plataforma tem conquistado as pessoas um pouco por todo o mundo e de todas as idades, uma vez que lhe permite criar vídeos divertidos, relacionados com diferentes temas. Como tal, todo este potencial pode ser aproveitado por variados setores de atividade para promover os seus produtos e serviços de forma dinâmica;

  • LinkedIn: útil para estabelecer um posicionamento corporativo do seu negócio, em que dê a conhecer a sua missão, valores, iniciativas e entre outros conteúdos que considere relevantes para a sua audiência.

  • Estimule a partilha de reviews

Estima-se que o “marketing boca a boca" tenha um impacto enorme na opinião e padrões de consumo da população, uma vez que os seres humanos, na sua generalidade, são bastante influenciados por opiniões e experiências de terceiros.

Desta maneira, procure estimular a partilha de reviews por parte dos seus clientes, através de pequenos incentivos, como  acumulação de pontos ou desconto no pedido seguinte, por exemplo.

Para isso, necessita de recolher alguns dados dos seus clientes, como o e-mail, e ter autorização expressa dos mesmos para utilizar os seus dados para fins comerciais;

  • Garanta a existência de ofertas especiais

Interaja com os seus clientes, incentivando novas compras para que se tornam clientes fidelizados. Uma das melhores maneiras de o fazer é através de ofertas especiais ou algum tipo de campanha promocional.

Exemplos de iniciativas:

  • Oferta do serviço de food delivery em pedidos acima de x valor;

  • Sistema de pontos, através de um cartão em que acumule pontos/carimbos por cada compra ou em compras acima de x valor. Ao final de x pontos/carimbos, as pessoas podem ter uma taxa de entrega ou um pedido gratuito;

  • Utilização de cupões de desconto em algumas efemérides ou dias especiais, como Dia do Pai, Dia da Mãe, Dia dos namorados e entre outras. Pode, também, fazer parcerias com Influenciadores Digitais, que utilizem os seus canais digitais para partilhar cupões de desconto exclusivos;

  • Descontos na compra de menus.

O e-mail marketing ou SMS são alguns canais que pode utilizar para comunicar este tipo de iniciativas aos seus clientes. Mais uma vez, é necessário a devida autorização;

  • Disponha de um espaço físico agradável

Em negócios com espaço físico, nomeadamente quando se dedica à prestação de serviços de restauração, a imagem e espaço envolvente são fatores a ter em consideração, se pretende ser bem sucedido, uma vez que as pessoas são bastante influenciadas pelo aspeto visual do espaço e da comida.

Embora pretenda promover os serviços de take away e food delivery, em que as pessoas não consomem os produtos diretamente no local, não deve colocar de parte este fator, até porque no caso específico do take away, as pessoas continuam a ter de se deslocar ao seu espaço para recolher o pedido.

Assim, é importante:

  • Garantir uma boa acessibilidade;

  • Otimizar o espaço;

  • Estar localizado centralmente, de preferência;

  • Espaço clean e com luz;

  • Ter visibilidade do exterior, através de sinalização própria;

  • Utilizar placas indicativas nos locais próximos;

  • Ter indicação no exterior e interior dos serviços prestados, assim como os contactos para o fazer.

Dar visibilidade ao seu espaço físico é uma maneira inteligente de atrair clientes, não só para consumirem no seu espaço mas também para permitir que conheçam os serviços alternativos;

  • Aposte nos canais de comunicação tradicionais

Dependendo do seu tipo de estabelecimento, modelo de negócio, comida comercializada, objetivos e público-alvo, pode fazer sentido estar presente em canais de comunicação offline, como rádio regional, jornais ou revistas, por exemplo.

São também boas maneiras de dar a conhecer o seu negócio e os respetivos produtos e serviços, para um público utilizador deste tipo de canais.

Obviamente que se tiver orçamento, também pode utilizar anúncios de TV ou outdoors.

 

Fique atento às novas tendências de mercado e à concorrência e mantenha-se desperto para a mudança. Complemente a sua estratégia com este guia para ter sucesso no seu negócio de take away e food delivery.

Veja ainda qual a diferença entre um sistema take away e food delivery e como criar um negócio com serviço de food delivery em Portugal!