O Cegid Vendus usa cookies para lhe garantir a melhor experiência enquanto utilizador. Ao continuar a navegar no site, concorda com a utilização.

5 Fornecedores de Dropshipping em Portugal para montar o seu negócio


O e-commerce tem crescido exponencialmente ao longo dos últimos anos e, com ele, uma nova forma de comercializar produtos online: o dropshipping. Quer montar um negócio de dropshipping, mas não sabe como fazê-lo? Conheça 5 fornecedores de dropshipping para montar o seu negócio!

Existem cada vez mais empreendedores interessados em abrir o seu próprio negócio online, através de um modelo de dropshipping, devido à facilidade, simplicidade e relativamente baixo investimento.

O que é o “dropshipping”?

O dropshipping é um modelo de negócio, em que os empreendedores não necessitam de ter stock físico para comercializar produtos online, uma vez que o stock é enviado diretamente dos armazéns dos fornecedores aos clientes.

Na prática, tendo uma parceria de dropshipping com um fornecedor, o que acontece é que quando um cliente realiza uma compra na sua loja online, o fornecedor envia o produto diretamente para a morada do cliente, assegurando todo o processo de armazenamento, embalagem e envio.

Desta maneira, deixa de existir necessidade da própria loja ter um espaço para armazenar os produtos em stock, permitindo abrir um negócio sem necessidade de grandes investimentos iniciais a este nível e com menos preocupações ao nível da gestão de stock e sistemas logísticos.

Apesar destas vantagens, é necessário garantir que implementa um bom planeamento, assim como estratégias de marketing eficientes, de maneira a destacar-se no mercado e obter bons resultados financeiros.

Uma vez que uma grande parte do processo de compra é da responsabilidade dos fornecedores, é também fundamental escolher bem os fornecedores de dropshipping com quem poderá trabalhar.

Como encontrar fornecedores de dropshipping?

Existe, cada vez mais, uma maior quantidade e variedade de fornecedores de dropshipping em Portugal e em todo o mundo, presentes em diferentes áreas de atuação, como moda, perfumaria, artigos tecnológicos e eletrónicos, mobiliário, decoração, produtos alimentares e entre outros.

Embora muitos desses fornecedores tenham grandes vantagens associadas (como preços baixos ou oferta de portes de envio), é essencial avaliar muitas outras variáveis antes de optar por um fornecedor, nomeadamente as taxas de importação, prazos de entrega, qualidade dos produtos, reputação ou o suporte ao cliente no pós-venda.

Conheça 5 fornecedores para dropshipping bastante utilizados em 2023!

- Alibaba e Aliexpress

Embora o Alibaba (B2B) e Aliexpress (B2C) sejam empresas distintas, fazem parte do mesmo grupo empresarial chinês e são ambos bastante populares enquanto fornecedores de dropshipping.

O Aliexpress é focado na venda direta ao consumidor final, permitindo-lhe fazer encomendas e contactar os fornecedores diretamente. É uma plataforma especializada neste modelo de negócio, o que faz com que seja bastante segura e de confiança.

Por outro lado, o Alibaba está focado no mercado B2B, ou seja, na venda grossista.

- BigBuy

A plataforma BigBuy é uma fornecedora de dropshipping em Portugal que oferece uma ampla variedade de produtos, incluindo eletrónica, moda, cosmética, decoração e produtos gourmet.

Oferece soluções para integração em tempo real de catálogo, stocks, encomendas e trackings, através de um envio via dropshipping anónimo, com o nome e o logótipo do seu negócio.

Possui, ainda, grandes quantidades de stock Europa, que lhes permite enviar produtos em apenas 24 horas.

- Oberlo

A plataforma Oberlo conecta diretamente as lojas online aos fornecedores de dropshipping, neste caso o Aliexpress e outros fornecedores.

Como referem no seu site, "não precisa de comprar um monte de produtos sem saber se vai conseguir vender todo o stock, não vai ter que amontoar tudo na sala de estar, nem vai querer arrancar os cabelos por causa da logística de processamento e envio de pedidos", mostrando a agilidade e facilidade do processo.

É destinada especificamente a sites de ecommerce criados no Shopify, uma vez que a Oberlo pertence ao próprio Shopify.

Tem a vantagem de possuir armazéns próprios, tanto na Europa como na América do Norte.

- Spocket

A Spocket é uma plataforma bastante parecida com o Oberlo, com a vantagem do site não ter de ser Shopify e poder ser integrado facilmente num site criado em Wix, Woocommerce (Wordpress), Squarespace, Shopify e entre outros.

O Spocket procura distinguir-se do demais, através da sua oferta de produtos produzidos originalmente na Europa e nos Estados Unidos.

- VidaXL

A VidaXL é um retalhista online internacional, com sede em Venlo, Países Baixos, que oferece uma grande variedade de produtos, nas categorias de casa e jardim, móveis, artigos desportivos e muito mais.

Este fornecedor distingue-se por realizar pesquisas de mercado e descobrir que tipos de produtos têm grande procura. Dessa maneira, podem negociar diretamente com as fábricas que produzem estes produtos, comprando em massa, diretamente à origem.

Garantem um bom preço, bom serviço e feedback positivo.

Estes são apenas exemplos de fornecedores a quem se pode associar.

Deve garantir que faz uma escolha ponderada e que avalia todas as características dos fornecedores e não apenas a variável do “preço”, uma vez que lhe pode trazer grandes problemas e comprometer a viabilidade do seu negócio. No entanto, obviamente que deve considerar fatores como a “margem de lucro”.

Dicas para encontrar os melhores fornecedores de dropshipping: o que não fazer?

  • Não ponderar: uma escolha pouco ponderada pode prejudicar os prazos de entrega e até a qualidade dos produtos que oferece aos clientes;

  • Depender de um só fornecedor: se esse fornecedor falhar, significa que você também falhará com o seu cliente;

  • Não definir um nicho de clientes e de produtos: se optar por oferecer uma grande variedade de produtos, pode não vender nada. Foque-se num nicho de mercado específico, como produtos de bricolage, alimentação, roupa ou produtos de beleza, por exemplo;

  • Website pouco profissional: seja na escolha do domínio ou no design da sua loja virtual, deve assegurar uma boa experiência de compra online, através de um website intuitivo, com uma boa interface e adaptado a dispositivos móveis. Experimente criar uma conta no Vendus Go!, uma plataforma de e-commerce gratuita, simples e prática, utilizada por mais de 1.500 pessoas, ideal para empresas que querem comercializar os seus produtos online, sem recorrer a sistemas complexos e dispendiosos;

  • Não mostrar os custos de envio: é preciso ser transparente, dando a conhecer ao consumidor o valor de entrega associado ao produto ou à encomenda;

  • Não permitir rastreio da compra: o consumidor online já se habitou a rastrear o caminho da encomenda até chegar a sua casa, pelo que quem não oferece a possibilidade fica para trás.