O que são os documentos informativos?
Os documentos informativos, nos quais podemos incluir Orçamentos, Encomendas e Faturas Pró-forma, são documentos sem validade fiscal emitidos antes da troca de bens e/ou serviços.
Criar um documento informativo no Backoffice
O processo é muito simples:
- Aceder a Gestão > Documentos > Criar Documento;
- Pressionar em Alterar, junto ao nome do documento a emitir, e escolher qual é o documento que pretende criar;
- Em seguida, pode escolher ou criar os itens (produtos/serviços) a incluir no documento, assim como o cliente. Se quiser, pode também colocar notas no campo Observações;
- Para terminar, basta clicar no botão para criar disponível no menu Definições do Documento do lado direito da página.
Caso tenha a integração com uma entidade de pagamentos, pode gerar uma referência de pagamento ao emitir o documento. Após pagamento do cliente, o Vendus irá gerar de forma automática a fatura.
Criar um documento informativo no POS
Também pode criar estes documentos no seu POS (ponto de venda) se o preferir. Assim, são estes os passos a seguir:
- Aceda ao seu Ponto de Venda (POS);
- Tal como numa venda normal, selecione os produtos e pressione em Finalizar;
- Na página seguinte, pressione em Mais Opções e expanda o campo Documento;
- Escolha o tipo de documento que quer criar;
- Preencha os restantes dados que necessitar, tais como o cliente ou as Observações;
- Para terminar, basta clicar no botão Emitir Documento no final da página.