Centro de ajuda

Como ativar a integração com a Shopify?

Calendar Icon

29 de Junho de 2020

Return Icon Voltar

O que é a Shopify?

A Shopify é uma das maiores plataformas de e-commerce do mundo e foi criada no Canadá em 2004. Neste momento, contam com mais de 1 milhão de lojas alojadas na respetiva plataforma.

Para que serve a integração com o Vendus?

A integração permite a emissão automática de faturas assim que complete uma venda na loja online. Permite ainda o envio automático da fatura por e-mail.

Como a ativo?

Estes são os requisitos para utilizar a integração com o Vendus:

  • Ter uma conta na Shopify;
  • Ter uma conta no Vendus (com subscrição do plano Pro ou durante o período experimental de 30 dias).
Sendo cumpridos estes requisitos, poderá agora proceder à configuração inicial. Recomendamos começar da seguinte forma:
  • Abra um separador do browser com o Backoffice do Vendus. Aceda a Apps (canto inferior esquerdo) > Loja Online > Shopify;
  • Abra noutro separador do browser o backoffice do Shopify. Aceda a Settings > Notifications > Webhooks e crie um webhook com os dados indicados no Vendus (estão no separador que abriu previamente);
  • Copie e cole no Vendus o código de 64 caracteres do webhook indicado pelo Shopify.

De seguida, poderá fazer as seguintes configurações no backoffice do Vendus:

    • indicar se pretende fazer correspondência dos itens com base no SKU usado no Shopify;
    • definir se quer ignorar ou faturar o valor das gorjetas;
    • definir se pretende emitir faturas automaticamente;
    • escolher se as pretende enviar automaticamente por e-mail;
    • indicar o campo do Shopify onde está a ser guardado o NIF do cliente;
    • selecionar a caixa/ponto de venda que pretende usar com o Shopify; 
    • indicar o motivo de isenção, se estiver isento de IVA;
    • indicar a norma legal aplicável à isenção (opcional).
  • Para terminar, pressione em gravar.

Configurar Plugin Vendus Shopify

Notas importantes:

  1. É obrigatório selecionar um motivo de isenção na configuração para que a integração funcione. Se não estiver isento de IVA não precisa de se preocupar com o motivo de isenção que fica selecionado no backoffice;
  2. Os produtos/serviços e clientes são criados automaticamente quando emite uma fatura. Não precisa de os criar manualmente no Vendus;
  3. Deve desligar o modo de formação na sua caixa (ponto de venda) quando quiser emitir documentos reais, ou seja, quando acabar os testes. 
    1. Forma rápida de o fazer no backoffice do Vendus - clicar em POS (menu do lado esquerdo) > Definições. Alterar o campo Modo de Funcionamento para Normal. O inverso pode ser feito para voltar a ativar o modo de testes.
  4. Nas faturas será apresentado o código de cliente do Shopify de forma automática;
  5. Se existirem compras por faturar, regresse ao menu desta integração, no backoffice do Vendus, para encontrar uma opção para as emitir no momento;
  6. Para utilizar a integração é obrigatório subscrever o Plano Pro do Vendus e colocar a caixa em tipo API (POS > Definições > Tipo de Caixa). 
Achou o Artigo útil?
Sim Não
Vendus Banner

Categorias

Artigos Relacionados

Estes são os temas relacionados com a sua pesquisa e que pode considerar úteis.

Liquidar faturas com Saldo de Cliente

Como liquidar faturas com Saldo de Cliente

Right arrow icon

Como pesquisar artigos? (backoffice)

Como pesquisar os seus artigos no backoffice.

Right arrow icon

Associar grupo de preços a Cliente

Saiba como adicionar um grupo de preços a um determinado cliente.

Right arrow icon

Integração com Deliverect

Como integrar o Vendus com a plataforma Deliverect

Right arrow icon

Como registar movimentos de Autoconsumo

Verifique como fazer registos de produtos no seu POS para autoconsumo.

Right arrow icon

Atualizar Stock via CSV

Pode. no Vendus, atualizar o seu stock através de um ficheiro CSV, evitando assim a atualização produto a produto.

Right arrow icon

Nota de Crédito Parcial

Como emitir uma nota de crédito parcial.

Right arrow icon

Análise de Lotes

Verifique que Lotes tem ativos no Vendus.

Right arrow icon

Avenças

Saiba como configurar Avenças no Vendus.

Right arrow icon

Copiar Documento

Caso pretenda, pode copiar um documento e criar um rascunho com os mesmos dados de modo a emitir um documento igual ou semelhante.

Right arrow icon
×
Sobre o Cegid Vendus

O Cegid Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.